Como incentivar o seu filho a ler

O seu filho está a aprender a ler? Aqui ficam algumas dicas e sugestões para ajudá-lo.
Artigo atualizado a 17-04-2023
×

Torne o seu filho Associado

Clique aqui

Lançamos-lhe um desafio: ler com os seus filhos, sobrinhos ou netos. Torne-se o “contador de histórias” da família e reforce laços, contribuindo para que as crianças ganhem hábitos de leitura desde cedo.

Porquê ler?

A alfabetização é o primeiro ensinamento dos professores na escola. Uma missão que deverá ser complementada com as lições dos pais em casa. A leitura contribui para que as crianças ganhem autonomia e maior facilidade na aquisição de outros conhecimentos.

O contacto com os livros deve ser fomentado o mais cedo possível. Mesmo não compreendendo as palavras, o bebé gosta de ouvir as vozes. Os especialistas referem que as mães até podem ler uma bula de um medicamento porque, desde que a leitura seja feita pausadamente, os bebés vão adorar.

A literacia precoce deverá ser incentivada. “Os especialistas defendem a leitura em voz alta e o contacto diário das crianças com livros adequados à sua idade a partir dos seis meses”, explica o site do Plano Nacional de Leitura (LER+).

O LER+ é um projeto do Governo que tem como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses, incluindo uma vertente vocacionada para as famílias. De acordo com o LER+, as crianças que ouvem ler em voz alta e conversam sobre livros desenvolvem a inteligência e a imaginação, têm um vocabulário mais rico ou uma noção mais abrangente do mundo, baseada na informação contida nos livros. Ler em conjunto é divertido, fortalece os laços entre as crianças e os adultos e torna as crianças mais calmas, autoconfiantes e decididas.

Como ler corretamente para os seus filhos?

Nem todos nascem grandes contadores de histórias. Se é o seu caso, não se preocupe. O Ei reuniu algumas dicas que poderão ajudá-lo a captar a atenção dos mais pequenos através da leitura.

  • Mostre e descreva o livro. Apresente a capa. Desafie a criança a “adivinhar” a história ou a continuação do enredo a partir das ilustrações; – Acompanhe a leitura das frases com o dedo;
  • Deixe a criança virar a página, se ela quiser;
  • Torne a história viva. Dramatize cenas, faça vozes diferentes para cada personagem;
  • Recorra à mímica, a fantoches, a máscaras ou a sombras;
  • Reconstrua cenas do livro com imagens de jornais, revistas, bonecos;
  • Faça versos e rimas sobre a história e introduza-as em músicas que a criança conhece;
  • Coloque perguntas divertidas sobre as imagens, situações e história;
  • Distribua papéis e leiam em conjunto, quando a criança já souber ler;
  • Crie jogos de descoberta e adivinhas para suscitar a atenção;
  • Incentive a criança a perguntar o significado de palavras que não conhece;
  • Desafie a criança a comentar o livro, a contar a história ou partes da história, ou a ilustrá-la;
  • Escolha o momento mais adequado para a leitura;
  • Leia várias vezes a mesma história. 

O método

A criança deverá gostar do livro escolhido. Dê preferência a locais e momentos tranquilos. Torne a leitura divertida, seja expressivo, pronuncie claramente as palavras, tire dúvidas.

Se o livro for grande, leia-o por partes. Dez minutos por dia, por exemplo ao deitar, poderão ser suficientes. No final, debata a história com a criança.

No entanto, os especialistas recomendam que a regra número um é não forçar a leitura: se a criança não estiver interessada no livro ou no momento escolhido, deixe para outra altura.

O Plano Nacional de Leitura sintetiza os métodos a utilizar em diferentes faixas etárias. O modo como lê para os seus filhos e a atitude da criança face aos livros evoluem e ajustam-se ao longo do tempo. Aos seis meses a criança tem tendência para empurrar o livro para a boca, com dois anos já o segura na posição correta e rapidamente vai conseguir virar uma página de cada vez. Chega depois ao primeiro ciclo e começa a decifrar o código escrito e, posteriormente, aprende a ler fluentemente. O formato e conteúdo também vão sofrendo alterações. Em caso de dúvida, consulte a lista de recomendações do Plano Nacional de Leitura, para cada idade.

Dificuldades de aprendizagem da leitura

A leitura é uma competência cultural com um grau de dificuldade muito superior à oralidade. Pesquisas realizadas em vários países “mostram que 10 a 15% da população mundial tem dislexia”, (in O Segredo para Alcançar o Sucesso na Escola). Os pais e professores devem estar atentos aos sinais, já que o fracasso na aprendizagem da leitura e da escrita poderá condicionar o sucesso em outras matérias.

Na entrada para o primeiro ciclo, se o seu filho apresentar dificuldades em perceber que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas, em ler monossílabos ou procrastinar tarefas relacionadas com a leitura e escrita poderá ser disléxico. Fique também atento a problemas de visão ou audição, défice de atenção, hiperatividade ou questões relacionadas com a lateralidade (Cerca de 10% da população mundial é canhota).

Esteja atento aos sinais, converse com os professores e, se necessário, recorra a apoio especializado. Em qualquer um dos casos deverá haver uma articulação de trabalho entre a família, a escola e os especialistas. Todos devem remar para o mesmo lado.

Sugestões de atividades

Elaborar uma ficha de leitura

Crie uma ficha de leitura divertida para preenchimento quando concluir a leitura de uma obra. Poderá incluir campos como a data, título do livro, número de páginas lidas, palavras com significado desconhecido, comentários e um espaço para fazer um desenho. Opcionalmente poderá imprimir uma imagem ilustrativa do livro para a criança colorir. Inspire-se no modelo de Ficha de Leitura em Família do Plano Nacional de Leitura.

Visitar bibliotecas

As bibliotecas escolares e municipais são consideradas espaços míticos para tomar contacto com muitos livros. Encoraje o seu filho a visitar e a requisitar livros na biblioteca da escola. Alguns colégios atribuem prémios aos “melhores leitores”.

Visite com os seus filhos as bibliotecas públicas da sua área de residência. Em regra, estes espaços têm salas para os mais pequenos, nas quais poderá tirar partido de atividades como a “Hora do Conto” e outras iniciativas, sem qualquer custo associado. Os bibliotecários poderão ainda sugerir os livros adequados e apresentar as novidades.

Escutar histórias

Para incentivar o gosto pelos livros, pode propor aos seus filhos uma atividade diferente: escutar  livros na voz dos autores. No blogue “Letra Pequena”, de Rita Pimenta, pode escolher entre um vasto leque de livros dirigidos às crianças e aos jovens.

Esta é uma atividade que o Plano Nacional de Leitura recomenda nos seus recursos “Livros para escutar”

Escrever histórias com 77 palavras

Conhece o blogue “Histórias em 77 palavras” da autoria da escritora Margarida Fonseca Santos? Trata-se de uma plataforma de escrita criativa. Aqui, o desafio é construir textos contendo restrições (número de palavras total, palavras ou frases obrigatórias, letras proibidas, etc.). Um exemplo: criar uma história com 77 palavras em que três são obrigatórias: fogo, pena e sorriso. Conheça mais desafios de escrita criativa aqui.

Esta é uma atividade que o Plano Nacional de Leitura recomenda nos seus recursos ” Dificuldades de aprendizagem da leitura”.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.