Histórias de
amizade
após os 80

Não há idade para fazer novos amigos. Na Residências Montepio, as amizades renovam-se a cada dia.

Ler artigo

15 exercícios físicos para cuidar do corpo a partir dos 60 anos

Se a prática de exercício físico é importante em qualquer idade, a partir dos 60 anos torna-se fundamental para melhorar a qualidade de vida quando envelhecemos. Conheça, neste artigo, alguns exercícios para cuidar do corpo nesta fase da sua vida.
Artigo atualizado a 09-05-2023

Envelhecer é uma das poucas certezas que temos na vida. É um processo inevitável, irreversível, caracterizado por alterações no nosso corpo e que leva à redução gradual da eficiência corporal, às alterações de sensibilidade e coexistência de várias condições e doenças que reduzem o nosso bem-estar. No entanto, nem tudo são más notícias. A adoção de um estilo de vida ativo e a prática de exercícios físicos proporcionam benefícios à saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a independência da população mais idosa. Se tem mais de 60 anos e pretende começar a fazer exercício físico e cuidar do corpo, antes, há algumas decisões que tem de tomar. Em primeiro lugar, tente perceber, junto de um profissional de saúde – médico ou fisioterapeuta – se existem contraindicações à prática de alguns exercícios. Pode, inclusive, ser necessário realizar exames de rotina para clarificar esta questão.

Recorde-se que, para quem começa do zero, a prática de exercício físico deve ser realizada com carga e duração progressivas, evitando os exageros. “Recomendamos atividades de baixo impacto, como caminhadas, natação ou hidroginástica. Exercícios de flexibilidade e um bom aquecimento são também importantes”, sugere Paulo Machado, fisioterapeuta da Residências Montepio Quinta da Romeira.  

15 exercícios físicos para cuidar do corpo a partir dos 60 anos

Exercício 1

exercícios físicos a partir dos 60 anos

Suba o joelho em direção ao peito e depois desça-o.

 

Exercício 2

Estique e dobre cada joelho alternadamente.

 

 

Exercício 3

exercícios físicos a partir dos 60 anos

Dobre o joelho com o calcanhar em direção à nádega e estique o joelho. De seguida, abra lateralmente uma perna de cada vez.

 

Exercício 4

Com alteres em cada mão, dobre os cotovelos e de seguida estique e eleve os braços.

 

Exercício 5

exercícios físicos a partir dos 60 anos

Com alteres em cada mão, dobre e estique os cotovelos alternadamente.

 

Exercício 6

Sente-se e levante-se alternadamente, mantendo a coluna direita (pode também realizar este exercício numa cadeira).

 

Exercício 7

exercícios físicos a partir dos 60 anos

Coloque os joelhos e mãos no chão, costas arqueadas para baixo e cabeça a olhar para cima (1) e as costas fletidas para cima e cabeça na direção do peito (2).

 

Exercício 8

Deite-se de lado no chão, posicione o antebraço apoiado com o cotovelo e levante o corpo de forma a que fique apenas apoiado nos seus pés e antebraço, na diagonal.

 

Exercício 9

 

exercícios físicos a partir dos 60 anos

Apoie-se num único pé durante uns segundos. Depois, mude de pé.

 

Exercício 10

Caminhe em linha reta.

 

Exercício 11

Coloque um joelho e um braço no chão e estique a outra perna e o outro braço.

 

Exercício 12

exercícios físicos a partir dos 60 anos

No chão, de costas, cruze o tornozelo esquerdo sobre o joelho direito, segure a coxa da perna esquerda e puxe o joelho na sua direção, levantando o pé do chão.

 

Exercício 13

Ajoelhe-se numa única perna, mantenha os dois joelhos num ângulo de 90 graus e mantenha as costas retas (1). Contraia os glúteos para a frente até sentir o alongamento (2 e 3).

 

Exercício 14

No chão, com as duas pernas estendidas, estenda os braços para as alcançar.

 

Exercício 15

exercícios físicos a partir dos 60 anos

De joelhos no chão, alongue os braços para a frente, mantendo os cotovelos fora do chão.

 

Tem mais de 60 anos? Saiba por que deve realizar exercícios físicos

A prática de atividade física é essencial em qualquer idade. Entre os seus benefícios para a saúde, destacam-se:

  • Aumento da massa magra e da resistência muscular;
  • Diminuição  da frequência cardíaca;
  • Prevenção de lesões causadas pelo esforço, movimentos repetitivos ou posturas incorretas;
  • Ajuda no combate à depressão e ansiedade, fortalecendo as relações sociais interpessoais e combatendo o isolamento; 
  • Melhoramento da autoestima e do bem-estar físico.

No entanto, a partir dos 60 anos a atividade física ganha uma relevância especial:

  • Previne e a combate doenças como a hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, colesterol alto e problemas de coração e pulmões;
  • Fortalece o sistema muscular, diminuindo o risco de quedas e facilitando o movimento dos braços, pernas e tronco;
  • Aumenta o apetite e reduz as dores.

Que partes do corpo deve privilegiar nos exercícios físicos?

De acordo com os fisioterapeutas contactados pelo Ei, e uma vez que o envelhecimento provoca uma perda funcional progressiva no organismo, os exercícios devem trabalhar o corpo como um todo. Paulo Machado realça quatro parâmetros a ter em conta para se manter fisicamente saudável: componente cardiovascular, força muscular, flexibilidade e equilíbrio. 

O fisioterapeuta admite, porém, que a coluna e os membros inferiores, sobretudo os joelhos, se destacam entre as queixas habituais dos maiores de 60 anos. Talvez por esta razão, o colega Hugo Cardoso, fisioterapeuta da Residências Montepio Parede, refere que os maiores de 60 anos devem ter atividades de reforço muscular, pelo menos, dois dias da semana. 

A prioridade deve ser dada aos músculos dos membros inferiores (flexores de anca e extensores de joelho), musculatura do tórax e das costas, abdominais, ombros e braços. “Atividades com reforço muscular obrigam os músculos a fazer uma maior contração. Levantamento de halteres, trabalhar com bandas de resistência, push-ups, sit-ups ou subir escadas são exemplos deste exercício”, continua o fisioterapeuta da Residências Montepio Parede.

Residências Montepio

Proporcionar maior qualidade de vida em situações de pós-operatório, recuperação ou, de forma permanente e continuada, para a população vulnerável é o objetivo das Residências Montepio, empresa do Grupo Montepio especializada em saúde e bem-estar sénior. Hugo Cardoso e Paulo Machado, responsáveis pelas dicas deste artigo, são dois dos profissionais que, todos os dias, trabalham em planos individuais com os utentes das residências. 

“Na Residência Montepio Parede existe um plano individual de tratamento realizado pela equipa de Medicina Física e de Reabilitação, mas também aulas diárias de grupo de Ginástica da Voz, Classe de Movimento e Shi Kung”, explica Hugo Cardoso.

Na Residência Montepio de Coimbra, acrescenta Paulo Machado, é feito trabalho individualizado com uma população entre os 70 e os 90 anos e em contexto pós-operatório. “O grande objetivo, na maioria dos casos, é voltar a ter a capacidade de caminhar”. Para os utentes saudáveis, o fisioterapeuta recomenda trabalho aeróbio: natação, hidroginástica, caminhadas e andar de bicicleta. Para os utentes com patologias, a recomendação deverá ser feita por um profissional especializado, que deve, inclusive, acompanhá-lo nos exercícios.

Quanto tempo deve exercitar-se por semana?

A partir dos 60 anos deve tentar cumprir 150 minutos de exercícios físicos moderados por semana. “Por exemplo, passear o cão, fazer uma aula de exercício ou dança, ou simplesmente andar de bicicleta”, explica Hugo Cardoso.

Os idosos que não o consigam fazer devem ajustar os objetivos às suas capacidades. Pedir ajuda a um profissional de saúde para que, em conjunto, possam traçar os objetivos é sempre uma boa opção. “Deve evitar-se um estilo de vida inativo. Apenas 60 minutos de exercício moderado por semana tem benefícios para a saúde”, continua Hugo Cardoso. 

A maioria da população pode ter um envelhecimento tranquilo, e evitar sequelas incapacitantes, se investir na promoção da saúde. Todos os anos, entre 30 a 40% dos indivíduos com mais de 65 anos caem pelo menos uma vez. É uma percentagem elevada mas que pode ser diminuída através de exercício físico regular. Preparado para suar?

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
  • Quando se trata de
    saúde, é melhor ter
    um plano

    Somos parte do seu presente
    e do seu futuro. Conheça as soluções que reservámos a pensar na sua saúde e bem-estar.

  • Subscreva o Seguro Montepio Saúde

    Viva mais tranquilo, todos os dias.
    O seguro Montepio Saúde é exclusivo para associados Montepio e permite-lhe aceder a uma vasta rede de serviços de saúde: 24 horas/dia, 365 dias/ano.

    Saiba mais

A nossa oferta

Integrar a Montepio Associação Mutualista também é ter acesso a cuidados de saúde de qualidade. A pensar em si e na sua família, desenvolvemos um alargado leque de soluções de saúde que lhe garantem acompanhamento contínuo e especializado, a preços mais vantajosos.

Plano Montepio Saúde

Plano Montepio Saúde

Exclusivo para associados, e sem custos de adesão ou permanência, dá acesso a uma vasta rede de prestadores de saúde. Não tem limite de idade e de utilização ou período de carência, nem exclui por doenças pré-existentes.

Seguro Montepio Saúde

Seguro Montepio Saúde

Disponibilizado pela Lusitania Companhia de Seguros aos associados titulares do cartão Montepio Saúde, permite aceder a cuidados de saúde e a uma vasta rede de serviços a partir de três coberturas distintas ajustadas às suas necessidades.

Serviços ao domicílio Montepio

Serviços ao domicílio

Levamos os nossos profissionais de saúde até sua casa. Os associados usufruem de vários serviços ao domicílio, entre os quais Médico, Farmácia, Teste COVID-19, Apoio, Acompanhamento, Enfermagem e Fisioterapia.

Teleassistência Montepio

Teleassistência

Disponibilizado pela Residências Montepio, o serviço de Teleassistência protege o utente dentro e fora de casa e garante resposta imediata em situações de emergência. Funciona 24h por dia, durante todo o ano.

Residências para seniores Montepio

Residências para seniores

As instalações da Residências Montepio estão preparadas para cuidar de si e garantir todo o conforto em situações de pós-operatório, recuperação ou de forma permanente e continuada.

Descontos Saúde e bem-estar

Saúde e bem-estar

Na Montepio Associação Mutualista usufrui de descontos e vantagens junto de centenas de parceiros. Conheça-os e comece já a poupar.

Clínica de Saúde - Residências Montepio

Clínica de Saúde

Orientada para cuidados de saúde que promovem o envelhecimento ativo saudável e a recuperação física, a Clínica de Saúde é a nova oferta da Residências Montepio para a área da saúde e bem-estar.

Parceiros estratégicos

  • Montepio Saúde - Germano de Sousa
Outros parceiros

Como aceder ao seu cartão Montepio Saúde na APP?

repsol - passo 1
Passo 1 – Instale a aplicação do Montepio Associação Mutualista (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.
Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.
Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.
  1. Ainda não sou Associado. Posso subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  2. Não. O Seguro Montepio Saúde é exclusivo para Associados.

  3. Como posso usufruir de descontos ao subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  4. Os Associados usufruem até 20% de desconto no Seguro Montepio Saúde, numa lógica crescente de membros do seu agregado familiar incluídos no seguro. A percentagem de desconto é a seguinte: 5% (duas pessoas), 10% (três pessoas), 15% (quatro pessoas) e 20% (cinco pessoas).

  5. Gostaria de aderir ao Plano Montepio Saúde. Como posso fazê-lo e qual o preço?

  6. O Plano Montepio Saúde é um benefício disponibilizado pelo Montepio Associação Mutualista a todos os Associados. Trata-se de um plano de saúde gratuito, sem limite de idade, período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes. Para aceder aos benefícios do Plano Montepio Saúde basta apresentar o seu Cartão de Associado nos prestadores de saúde aderentes.

  7. Como aceder ao meu cartão Montepio Saúde na App?

  8. Passo 1 – Instale a aplicação do Montepio Associação Mutualista (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.

    Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.

    Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.

  9. O que preciso para usufruir do serviço Médico online?

  10. Tem de ser Associado, ter o Plano Montepio Saúde e ter ligação à internet durante a consulta (via computador, tablet ou telemóvel).

  11. Que concelhos estão abrangidos pelo serviço Farmácia ao Domicílio?

  12. Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas, Sintra, Oeiras, Cascais, Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Palmela, Setúbal e Porto.

  13. Tenho de ser Associado para usufruir dos serviços da Residências Montepio?

  14. Não, mas os Associados beneficiam de descontos nos centros residenciais da Residências Montepio, assim como nos serviços de Teleassistência, SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e recuperação respiratória pós-Covid 19.

  15. Quais os principais parceiros de saúde dos projetos de saúde do Montepio Associação Mutualista?

  16. Advancecare, CUF, Grupo HPA, União das Misericórdias Portuguesas e Lusitania – Companhia de Seguros.

  17. Qual a experiência do Montepio Associação Mutualista na disponibilização de produtos de saúde?

  18. A ligação do Montepio Associação Mutualista à área da saúde e bem-estar vem de longa data, nomeadamente através da disponibilização de descontos em parceiros localizados em todo o país, através de projetos e entidades como a Redemut, o Plano Montepio Saúde, o Seguro Montepio Saúde, a Residências Montepio ou a Lusitania – Companhia de Seguros. A experiência acumulada dos congéneres mutualistas europeus, parceiros da AIM e especializados na área da saúde, veio reforçar, na segunda década do século XXI, a competência do Montepio Associação Mutualista neste setor.

Ainda não é Associado

Saiba mais