“Mandela é uma referência que qualquer líder deve conhecer”

Nelson Mandela, o ícone sul-africano da luta contra o apartheid, é um exemplo para todo o mundo. Quem o diz é Rui Marques, dirigente do Instituto Padre António Vieira (IPAV), em entrevista ao Ei, a propósito da sua participação no seminário “Processos de Paz e Reconciliação, a inspiração de Nelson Mandela”, inserido nas comemorações do centenário de 'Madiba', que decorrem em Lisboa até 18 de julho.
Artigo atualizado a 19-07-2018

Abriu o Seminário “Processos de Paz e Reconciliação: a inspiração de Nelson Mandela”. Como é que o legado de Nelson Mandela pode inspirar os países que estão a iniciar um processo de reconciliação?

O legado que Mandela nos deixou mostra que a esperança nunca deve desaparecer e que, mesmo nas circunstâncias mais negras, a visão e a resiliência podem fazer a diferença, como aconteceu com a transição pacífica do apartheid para a democracia. Este líder notável do século XX provou que foi possível a construção da paz e da reconciliação, através da promoção do respeito pela dignidade humana e pela mobilização de toda uma sociedade para um projeto de futuro. E isso deve inspirar-nos.

Qual o objetivo deste seminário?

Este seminário, que celebra o Centenário de Nelson Mandela, procurou inspirar os “construtores de pontes” que, um pouco por todo o mundo, vão tentando remover os ciclos de ódio e de violência, transformando-os em dinâmicas de paz e de inclusão social. No programa proposto revemos experiências bem-sucedidas, como a África do Sul, a Irlanda do Norte ou Timor Leste e recuperamos essas lições aprendidas para que possam ser úteis a outras geografias que procuram a paz, como a Colômbia ou a Guiné-Bissau. Acreditamos que o que Mandela nos deixou é inspirador para todo o mundo, e a melhor forma de o celebrar é incentivando todos a construírem a paz, através da justiça e da reconciliação.

Vivemos tempos complexos, de pouca confiança nos líderes políticos e no futuro. De que forma é que o exemplo de Nelson Mandela pode influenciar, de forma positiva, os lideres mundiais e locais?

A integridade de Mandela e a sua capacidade de se focar no “bem maior”, mesmo que esse caminho seja o mais difícil, é essencial para os nossos dias. Mostra-nos também que o seu modelo de liderança servidora foi simultaneamente eficaz e ético. O seu exemplo mostrou que é possível conjugar pragmatismo e valores, num espírito de serviço, muito inspirado pela cultura Ubuntu (“Eu sou porque Tu és/ Eu só posso ser Pessoa através de outras Pessoas”). Mandela é uma referência que qualquer líder deve conhecer.

Qual são, para si, os principais ensinamentos que Nelson Mandela deixou à humanidade?

Que vale a pena acreditar no melhor que cada pessoa transporta consigo e despertar em cada um o sonho – e a ação – de ser parte ativa da construção de um mundo melhor, baseado no respeito mútuo, numa ética do cuidado e num compromisso com a justiça social.

Como é que a vida de Nelson Mandela pode ser um exemplo para os jovens, principalmente aqueles que frequentam a Academia de Líderes Ubuntu?

A Academia de Lideres Ubuntu, como projeto de capacitação de jovens provenientes de contextos vulneráveis, ou neles intervenientes, tem em Mandela um modelo de liderança. Ao longo da sua formação, estes jovens deixam-se inspirar pelo exemplo de Madiba para servirem as suas comunidades. Desenvolvem ao longo da formação o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o sentido de serviço. Tal como Mandela, acreditam que podem ser agentes de mudança positiva.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais