"Impacto e Políticas Públicas" em debate no Fórum Impacto Social 2017

Realiza-se no próximo dia 11 de dezembro, no auditório do Fórum Picoas, em Lisboa, o Fórum Impacto Social 2017. Conheça os oradores e o programa deste evento internacional.
Artigo atualizado a 07-12-2017

O que é a Comunidade Impacto Social?

A iniciativa Comunidade Impacto Social destina-se às organizações e financiadores que operam na economia social e que procuram maior capacidade de gestão dos seus projetos sociais e de demonstrar o seu impacto em diferentes valências (económica, social e ambiental). Ou seja, funciona como um ecossistema para a gestão do impacto.

Impacto social é...

Mudança mensurável no bem-estar subjetivo de uma população em resultado direto de um projeto, programa ou política.

A Comunidade Impacto Social é dinamizada anualmente e desenrola-se em duas etapas-chave: um período de seleção de 10 organizações, através de webinars (seminários online), que decorre entre abril e junho, seguido de uma fase de capacitação intensa, entre setembro e novembro, realizada por meio de workshops conjuntos, manuais, vídeos e mentorias individuais, que lhes permite analisar o impacto de um dos seus projetos com recurso à metodologia SROI (Social Return on Investment).

O SROI é um método que agrega princípios de medição de valor extra-financeiro, como os valores ambientais, sociais e económicos, que não estão refletidos nas demonstrações financeiras standard. O rácio SROI traduz-se na razão entre o valor do benefício gerado por uma intervenção social e o valor do investimento necessário para obtê-lo. Por exemplo, um projeto social com um rácio 5:1 indica que por cada euro investido são gerados 5 euros de valor para a sociedade.

Terminado o processo de capacitação, os resultados das análises de impacto realizadas pelas organizações selecionadas são depois partilhados no Fórum Impacto Social, em dezembro, perante um painel de personalidades internacionais e nacionais de referência da economia social.

Fórum Impacto Social 2017

Em 2017, o tema do Fórum Impacto Social é “Impacto e Políticas Públicas”. O objetivo é explorar de que forma a administração pública pode trabalhar melhor com as organizações sociais que tentam gerar impacto nas comunidades. “Num contexto em que o trabalho daquelas organizações é indissociável das prioridades e do financiamento do Estado, a sua capacidade para gerar impacto depende também do desenho das políticas públicas”, sublinha a Comunidade Impacto Social no seu site.

Programa e oradores

Na parte da manhã, vários oradores vão alimentar o debate, com destaque para a intervenção de António Silva, senior advisor na Behavioural Insights Team (BIT) no Reino Unido, empresa social participada pelo Governo britânico que tem como missão melhorar o impacto das políticas públicas naquele país através da aplicação das ciências comportamentais.

Sérgio Cintra, administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, será outro dos oradores.

Após a intervenção dos oradores, terá lugar a apresentação das análises de impacto efetuadas pelas 10 organizações sociais selecionadas este ano, com comentários de especialistas. As organizações finalistas são:

  • Agência Piaget para o Desenvolvimento;
  • Associação Helpo;
  • APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil;
  • Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã;
  • CADIN – Neurodesenvolvimento e Inclusão;
  • Cáritas Paroquial de Coruche;
  • Fundação AFID;
  • Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas – CSF;
  • Centro Jovem Tabor;
  • Centro Padre Alves Correia.

Durante o dia, decorrerão ainda três workshops com os seguintes temas: Medição de Impacto, Envolvimento de Stakeholders e Comunicação de Evidências. O objetivo destas sessões open space é fazer recomendações para melhorar o impacto das políticas públicas.

Como participar?

A participação no Fórum Impacto Social 2017 é livre, sendo apenas necessário preencher um formulário disponibilizado no site da Comunidade Impacto Social. Faça aqui a sua inscrição.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais