Fez 18 anos? Vai receber um bilhete de InterRail gratuito

Este verão, cerca de 30 000 jovens europeus vão poder viajar de InterRail sem pagar.
Artigo atualizado a 05-03-2018

A partir de 2018, a Comissão Europeia irá oferecer um bilhete de InterRail gratuito aos jovens que completem 18 anos. Esta medida procura oferecer aos jovens, independentemente da sua situação social ou educacional, a hipótese de viajar para o exterior.

A medida, intitulada “Passe InterRail gratuito para os europeus com 18 anos”, foi apresentada em 2017, porém, só agora começa a tomar forma. O primeiro passo já foi dado, com a atribuição de um orçamento de 12 milhões de euros em 2018. Segundo o comunicado da Comissão Europeia, espera-se que esta ação beneficie entre 20 000 a 30 000 jovens, proporcionando-lhes uma experiência de viagem que ajuda a promover uma identidade europeia, reforçar valores comuns e descobrir locais e culturas.

InterRail gratuito para quando?

Os jovens que tenham completado 18 anos em 2018 devem começar a usufruir do InterRail gratuito já este verão. A viagem deve ser realizada maioritariamente pelos caminhos-de-ferro. Porém, devem “estar também contemplados meios de transporte alternativos caso seja necessário, tendo em consideração as condições ambientais, bem como o tempo e a distância”, pode ler-se no comunicado.

A Comissão Europeia irá realizar uma campanha de promoção para alertar os jovens europeus sobre esta nova oportunidade. Esta campanha poderá incluir um concurso aberto para selecionar os primeiros jovens que viajarão de InterRail sem pagar.

“Educação não é só o que aprendemos na escola”

A medida enquadra-se nos objetivos da União Europeia de promover a mobilidade de aprendizagem, a cidadania ativa, a inclusão social e a solidariedade entre os jovens. Durante a apresentação, Tibor Navracsics, comissário europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: “É importante oferecer a todos os nossos jovens a oportunidade de ampliar os seus horizontes ao experimentar outros países. A educação não é apenas o que aprendemos na sala de aula. É também o que descobrimos sobre as culturas e tradições dos nossos colegas europeus”. Refira-se que esta medida estende-se também aos jovens com mobilidade reduzida.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Férias , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais