Abril 18, 2017

Associação Mutualista apoia Miguel Gameiro & Pólo Norte

Associação Mutualista Montepio apresenta "Miguel Gameiro & Pólo Norte - 20 Anos - Acústico".
Ler mais

“Miguel Gameiro & Pólo Norte – 20 Anos” foi o disco que resultou do reencontro do músico com a banda que fundou em 1992 e o título da digressão que se seguiu. Os 20 anos estão a ser celebrados em formato acústico e no dia 3 de Março, com o apoio da Associação Mutualista Montepio, Miguel Gameiro e os Pólo Norte vão estar no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.

Fundados em Belas por Miguel Gameiro, António Villas-Boas, Rodrigo Ulrich, Francisco Aragão, Tó Rodrigues e Tiago Oliveira, os Pólo Norte editaram em 1995 o primeiro disco, “Expedição”, e no ano seguinte “Aprender a Ser Feliz”, cujo tema título viria também a tornar-se no seu primeiro sucesso. Três anos depois sai “Longe” e, em 2000, um disco gravado ao vivo num concerto na Aula Magna, em Lisboa.

“Jogo da Vida” – com o tema “Pura Inocência” a integrar a banda sonora da novela da TVI “Saber Amar” – foi o disco que se seguiu, em 2002, três anos antes da edição de “Deixa o Mondo Girar”, considerado o Melhor álbum do grupo. Com uma carga mais rock, teve três singles: o tema título, e ainda “A Dança” e “Pele”, todos incluídos em bandas sonoras de novelas. Este disco seria reeditado em 2007 em versão duplo CD com cinco canções gravadas ao vivo num miniconcerto no auditório da RFM.

“15 Anos” foi a coletânea de sucessos (aos quais foram acrescentados dois originais) lançada em 2008 antes do grupo anunciar que iria fazer uma pausa. A solo, Miguel Gameiro continua o processo criativo e edita “A Porta ao Lado”, que chega a disco de ouro muito por culpa dos temas “Dá-me Um Abraço” e “O Teu Nome”, duas das canções com maior airplay de rádio em 2010/2011. Segue-se a apresentação, em 2013, no Olga Cadaval, de “11 Canções”.

Com mais de 100 canções editadas, quatro discos de ouro e inúmeros concertos realizados por todo o País, Miguel Gameiro é hoje um dos mais reconhecidos cantautores do panorama musical português. Em 2014 volta a reunir os Pólo Norte. Depois de dois Coliseus esgotados e de uma tour que passou pelos principais palcos do País em 2015, Miguel Gameiro e os Pólo Norte celebram em 2016 e 2017 os seus 20 Anos de carreira, nas principais salas e auditórios, em formato acústico.