Abril 16, 2017

Associação Mutualista apresenta Celina da Piedade

Celina da Piedade apresenta o seu terceiro álbum a título pessoal, “SOL”, onde combina temas originais com novas interpretações de temas tradicionais e poemas já existentes.
Ler mais

Depois da edição de “O Cante das Ervas” (2014), o seu segundo disco em nome próprio, e de vários espetáculos em torno da herança musical do Alentejo, Celina da Piedade pretende com este seu novo disco, “SOL”, dar espaço à sua identidade musical, que parte da raíz e cresce para um universo mais amplo, mais solarengo, onde cabem os cancioneiros do sul, mas também novas poesias, composições, colaborações, sons, viagens, sentimentos. Amor à terra, à língua mãe, à força das palavras, à filigrana musical que tece os instrumentos. É um retrato de uma artista ao espelho: numa mão a tradição, na outra a contemporaneidade.

Numa sonoridade organicamente acústica (viola campaniça, cavaquinho, guitarra folk, contrabaixo, piano, percussões tradicionais, vozes e o acordeão da Celina), os temas do cante alentejano irão cruzar-se com novas melodias, composições próprias e outros autores: António Avelar de Pinho, João Gil, Atahualpa Yupanqui, Gilberto Gil, Teresa Gentil, Pascal Rubens e Toon Van Mierloo.

Este novo trabalho discográfico é a consolidação do percurso musical a solo de Celina da Piedade, num momento em que é cada vez mais reconhecida pelo público nacional e percorreu mais palcos, dentro e fora de Portugal, mantendo sempre a sua identidade e ligação ao instrumento que a identifica: o acordeão. Considerada a embaixadora do Cante Alentejano, tem feito da sua investigação, recolha e divulgação uma das suas bandeiras, dedicando-se ativamente ao estudo e divulgação do património musical alentejano.