Abril 6, 2017
Associação Mutualista patrocinou “O Apartamento“
“O Apartamento” foi uma peça de teatro protagonizada por Maria João Abreu, Heitor Lourenço, Hélder Gamboa, Pedro Barroso, Ângela Pinto, Vitor de Sousa e Paula Guedes e baseada no argumento de Billy Wilder e I.A.L Diamond.
Sinopse
Tendo como pano de fundo a grande urbe e a forma como o ser humano nela se move, esta adaptação do guião de Billy Wilder relata as relações de trabalho, numa grande empresa e numa grande cidade.
Como sobrevive um ser humano normal nesta monumental teia de aranha de relações: laborais, de vizinhança e de amizade. Onde fica o espaço para os afetos?
No meio deste intrincado, Bud, o protagonista, perde-se mantendo intacta a sua quase inocência e é isso que acaba por salvá-lo das garras da ambição, do poder, do dinheiro e da intriga. Com grande mestria, este autor consegue, de uma forma simples e desarmante, dizer-nos que a poesia e o amor ainda são possíveis no mais fundo de cada um de nós.
Conheça o autor
Billy (Samuel) Wilder que destacou-se na juventude como estudante de Direito, trabalhou como repórter (em Viena e Berlim) e colaborou como argumentista em filmes mudos alemães. Mais tarde, devido à ascensão de Hitler, o cineasta, de origem austríaco-judaica, viu-se forçado a fugir para Paris onde realizou o seu primeiro filme, e posteriormente para os Estados Unidos da América, onde se veio a naturalizar como cidadão americano em 1940. Trabalhou inicialmente em Hollywood como argumentista e colaborador de Charles Brackett, com quem escreveu e partilhou dois óscares de melhor argumento. Na década de 1950 realizou vários filmes classificados como algumas das melhores comédias do cinema americano. Em 1960 realizou “O Apartamento” que ganhou os Óscares de melhor filme, realização e argumento.