Novembro 8, 2023
Exposição de encerramento CRIDEM GALLERY 2022
No âmbito da 17.ª edição do CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, iniciativa apoiada pela Fundação Montepio, realiza-se, no próximo dia 23 de novembro, às 14h30, a exposição de encerramento do CRIDEM GALLERY 2022.
O evento contará com a presença da Sra. Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Neste dia de inauguração, que decorre no espaço atmosfera m Lisboa, e quase em antecipação da celebração, a 3 de dezembro, do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, destaca-se a importância deste concurso de obras de expressão plástica de pessoas com deficiência intelectual, que tem expressão nacional e é promovido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental no Porto desde 1991. Além do apoio da Fundação Montepio, conta ainda com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e pretende ser um espaço de estímulo e divulgação da criatividade artística da pessoa com deficiência intelectual.
Edição de 2022/23
O CRIDEM decorre com periodicidade bienal, tendo a sua última edição (2022-23) reunido a participação de 57 entidades (com um total de 136 obras de expressão plástica) e com a presença de um vasto conjunto de ateliês criativos que nestas instituições fomentam a criatividade dos seus clientes.
Nesta edição do concurso, que contou com trabalhos de pintura, desenho, escultura, têxteis e tapeçaria e outras expressões plásticas, foram premiadas as seguintes instituições:
- 1.º Prémio: Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência (CECD de Mira Sintra)
- 2.º Prémio: APPACDM do Porto
- 3.º Prémio: Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos
- Prémio Especial do Júri: CERCICA (CERCI de Cascais)
- Prémio Aires Moreira: APPACDM da Trofa
A primeira apresentação pública desta edição decorreu no Porto, na Fundação Manuel António da Mota, tendo inaugurado a 14 de julho de 2022.
Esteve depois patente, no formato Gallery, em Santo Tirso e em Condeixa-a-Nova.
Sabia que…
As instituições de solidariedade com a missão social de acolher e formar pessoas com deficiência intelectual têm, e sempre tiveram por tradição, a iniciativa de realizar exposições dos trabalhos dos seus educandos e utentes, eventos que, na sua maioria, eram apenas visitados pelos familiares, permanecendo as obras de arte desconhecidas de outros públicos?
Procurando alargar a visibilidade destas obras, a APPCDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Porto lançou, em 1991, um concurso nacional que permitia divulgar a criatividade na deficiência intelectual. Por falta de verbas, acabou por ser interrompido em 2006.
Em 2016 (25 anos depois do seu início), a Fundação Montepio e a Fundação Manuel António da Mota tornaram-se parceiras da APPACDM Porto nesta iniciativa e relançaram o CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual.