Maio 14, 2018

Fundação Montepio premeia campeões da Literacia 3Di

Dos 130 mil alunos que participaram na terceira edição Prémio mérito Literacia 3Di | Montepio, quatro foram premiados. Conheça-os aqui.
Ler mais

Já são conhecidos os vencedores da terceira edição do concurso Literacia 3Di| Montepio, que se realizou a 11 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Dos 86 alunos finalistas de escolas de todo o país, dos 2.º e 3.ª ciclos do Ensino Básico, foram quatro os grandes vencedores. São eles Lourenço Rebelo, da Escola de São Gonçalo, campeão de Matemática; Simone Pinto, do Colégio Luso Francês, campeã de Ciência; e Luís Adriano Gonçalves, das Escolas de Melgaço, campeão de Leitura. Pela primeira vez nesta competição foi avaliada a dimensão de inglês, cujo prémio foi entregue pela Cambridge Assessment English à aluna Marta Vasconcelos, da Escola Daniela Sampaio.

A cada campeão nacional foi ainda atribuído o Prémio Mérito Literacia 3Di| Montepio, no valor de 3 mil euros, com a respetiva escola também a merecer um prémio, desta vez de 5 mil euros.

Ao anunciar os vencedores, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Montepio, António Tomás Correia, destacou “o trabalho intenso” desenvolvido pelos alunos e professores durante todo o ano letivo, “representativo do que se faz de bom nos sistemas de ensino em Portugal”. Agradeceu, ainda, a oportunidade de integrar a maior iniciativa de Educação em Portugal, reconhecendo a importância do conhecimento para se “vencer os desafios do futuro”. “Só com pessoas, mulheres e homens bem formados, cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e no mundo, podemos construir um país moderno e à altura das suas responsabilidades históricas.”

Esta final ficou também marcada pelas novidades do projeto: o site da Literacia 3Di passará a disponibilizar uma versão totalmente em inglês.

A iniciativa, promovida pela Porto Editora, conta com o apoio da Fundação Montepio e de diversas personalidades das áreas da Educação e Cultura, que integram a Comissão de Honra. Nesta terceira edição estiveram envolvidos, na primeira fase, cerca de 130 mil alunos, provenientes de mais de 900 estabelecimentos de ensino público e privado, de norte a sul do país, incluindo as regiões autónomas, A prémio conta ainda com o alto patrocínio da Presidência da República.