2.ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima concluída - AMM

2.ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima concluída

O Programa AMMe – experiências inesquecíveis reuniu um grupo de associados que integraram a 2.ª de 7 etapas do Caminho Cultural para Fátima

O desafio proposto pelo Montepio Associação Mutualista foi aceite por mais de uma dezena de associados que, a partir de Lisboa, rumaram a Alpriate, local onde havia terminado a etapa anterior.

Iniciaram, assim, a caminhada com primeira paragem em Póvoa de Santa Iria, local onde ficaram a conhecer um pouco da história da igreja paroquial.

Ao longo da manhã, passada junto à zona ribeirinha, percorreram os “Passadiços do Tejo”, o “Trilho da Verdelha” e o “Trilho da Estação”, até Alverca do Ribatejo, onde almoçaram, em modo piquenique, no Jardim Municipal José Álvaro Vidal.

O caminho prosseguiu pelo “Trilho de Alverca” até Alhandra, onde visitaram o Museu de Alhandra – Casa Dr. Sousa Martins. Este museu, inaugurado em 1985, reúne um interessante espólio de documentos, livros, quadros, fotografias, instrumentos de trabalho, objetos de uso quotidiano e coleções particulares, que ilustram alguns aspetos sociais e económicos, a industrialização e o associativismo.

De regresso à zona ribeirinha, os associados puderam apreciar diversas obras e murais da autoria do artista plástico Vile, enquanto caminhavam até Vila Franca de Xira.

Por último, visitaram o Museu do Neorrealismo, inaugurado em 2007, onde puderam apreciar a riqueza do património azulejar, a partir da estação ferroviária de Vila Franca de Xira.

 

Gostava de integrar a próxima etapa? Inscreva-se aqui.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.