2.ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima concluída
O desafio proposto pelo Montepio Associação Mutualista foi aceite por mais de uma dezena de associados que, a partir de Lisboa, rumaram a Alpriate, local onde havia terminado a etapa anterior.
Iniciaram, assim, a caminhada com primeira paragem em Póvoa de Santa Iria, local onde ficaram a conhecer um pouco da história da igreja paroquial.
Ao longo da manhã, passada junto à zona ribeirinha, percorreram os “Passadiços do Tejo”, o “Trilho da Verdelha” e o “Trilho da Estação”, até Alverca do Ribatejo, onde almoçaram, em modo piquenique, no Jardim Municipal José Álvaro Vidal.
O caminho prosseguiu pelo “Trilho de Alverca” até Alhandra, onde visitaram o Museu de Alhandra – Casa Dr. Sousa Martins. Este museu, inaugurado em 1985, reúne um interessante espólio de documentos, livros, quadros, fotografias, instrumentos de trabalho, objetos de uso quotidiano e coleções particulares, que ilustram alguns aspetos sociais e económicos, a industrialização e o associativismo.
De regresso à zona ribeirinha, os associados puderam apreciar diversas obras e murais da autoria do artista plástico Vile, enquanto caminhavam até Vila Franca de Xira.
Por último, visitaram o Museu do Neorrealismo, inaugurado em 2007, onde puderam apreciar a riqueza do património azulejar, a partir da estação ferroviária de Vila Franca de Xira.
Gostava de integrar a próxima etapa? Inscreva-se aqui.