3.ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima concluída - Montepio Associação Mutualista

3.ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima concluída

A 3.ª de 7 etapas do Caminho Cultural para Fátima, realizada no âmbito do Programa AMMe – experiências inesquecíveis, reuniu um grupo de associados que a concluíram com êxito

O desafio proposto pelo Montepio Associação Mutualista foi aceite por mais de uma dezena de associados que, a partir de Lisboa, rumaram a Vila Franca de Xira, local onde havia terminado a etapa anterior.

A etapa teve início na estação de comboios de Vila Franca de Xira, a partir da qual o grupo rumou em direção a Castanheira do Ribatejo. Esta vila é, atualmente, marcada pela presença de diversos espaços fabris e armazéns de grande porte, pelo que ao longo do percurso os associados passaram por diversas indústrias de relevo, como a Central Termoelétrica do Ribatejo, no Vale do Carregado.

Já no Carregado, percorreram a passagem existente por debaixo da ponte da Lezíria, em direção a Vila Nova da Rainha, que constituía um marco neste desafio por situar-se a precisamente 100Km do destino final – Fátima.

Foi nesta localidade que o grupo de associados parou para almoçar e celebrar o Magusto, com castanhas e jeropiga.

O caminho prosseguiu rumo a Vila Nova da Rainha, terra Berço da Aviação Militar, onde os caminhantes tiveram oportunidade de visitar o monumento que marca o centenário do primeiro voo militar. Passaram, ainda, pela igreja Matriz de Vila Nova da Rainha, onde em 1376 se realizou um dos acontecimentos mais importantes da história da vila, a união de D. Leonor Alvim com o Condestável D. Nuno Álvares Pereira.

Chegando à Azambuja, visitaram o Museu Municipal Sebastião Mateus, inaugurado a 16 de outubro de 2004, que dá a conhecer aos visitantes, a realidade histórica, social e cultural deste concelho, o seu património, as suas tradições e as suas gentes. O museu sofreu profundas obras de requalificação, tendo reaberto em setembro de 2022, e apresenta-se agora ao público totalmente renovado, com o apoio das novas tecnologias e elementos de interatividade com o visitante.

Por último, visitaram a igreja Matriz de Santa Maria de Azambuja, edificado na primeira metade do séc. XVI, dentro do Maneirismo Português, Estilo Chão e posteriormente enriquecida com talha dourada de estilo Nacional de finais do mesmo século e início do seguinte.

No final do dia regressaram, como habitualmente, a Lisboa, de autocarro.

Gostava de integrar a próxima etapa? Inscreva-se aqui.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.