5ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima concluída - Montepio Associação Mutualista

5.ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima concluída

O Programa AMMe reuniu mais de uma dezena de associados na quinta de sete etapas do Caminho Cultural para Fátima

O grupo de associados aceitou o desafio proposto pelo Montepio Associação Mutualista e, a partir de Porto de Muge, rumou a Azoia de Baixo, destino final do percurso, apreciando a natureza até Santarém.

Pelo percurso, o grupo de peregrinos teve oportunidade de contemplar inúmeras casas senhoriais, entre as quais, o palácio dos Duques de Cadaval. Prosseguiram rumo a Santarém para um almoço convívio repleto de boa disposição.

Da parte da tarde seguiram a caminhada, fazendo paragem no Santuário do Santíssimo Milagre, edifício religioso intimamente relacionado com a Lenda do Milagre de Santarém, ocorrido em meados do século XIII, e que relata o roubo e a profanação de uma hóstia consagrada por uma residente desta paróquia.

A estreita ligação do edifício ao Milagre de Santarém, ocorrido em 1247 ou em 1266, tem feito daquele um local de culto e peregrinação particularmente devoto, característica que ainda hoje se mantém. 

De seguida, o grupo visitou a Igreja de Nossa Senhora da Graça, cuja construção teve início em 1380 e terminou por volta de 1420. Trata-se de um grande templo característico do gótico, com três naves definidas por arcos ogivais, assentes em duas alas de colunas. A Igreja da Graça conserva importantes túmulos, entre os quais o de Pedro Álvares Cabral, e de sua mulher, D. Isabel de Castro.

Dali seguiram para Azoia de Baixo, local onde terminou esta etapa. No final do dia regressaram, como habitualmente, a Lisboa, de autocarro.

Gostava de integrar a próxima etapa do Caminho Cultural para Fátima? Inscreva-se aqui.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.