Associados exploram o Trilho de Pitões das Júnias

Um grupo de associados aceitou o desafio da AMM e integrou uma caminhada pelo Trilho de Pitões das Júnias, em Montalegre, desfrutando do património natural e cultural da região.

Através do Programa de Experiências AMMe, cerca de uma dezena de associados percorreu o Trilho de Pitões das Júnias, um percurso de aproximadamente seis quilómetros que permite apreciar a arquitetura rural e a beleza natural da região de Montalegre.

Ao longo do passeio, em ambiente de animada descontração, os participantes conheceram a Cascata de Pitões, uma queda de água com mais de 30 metros de altura, e visitaram a Igreja e ruínas do antigo Mosteiro de Pitões das Júnias, monumento de grande valor histórico e patrimonial. E sempre acompanhados por um guia, cujos esclarecimentos em muito contribuíram para que os associados apreciassem o percurso de uma perspetiva diferente, enriquecida com os mais relevantes detalhes históricos.

Durante o almoço, que decorreu no restaurante “Casa do Preto”, o grupo teve oportunidade de degustar as tão afamadas carnes de fumeiro da terra, experiência igualmente enriquecedora e que permitiu recuperar energias.

Em seguida, foi tempo de conhecer a aldeia de Pitões de Júnias, uma das mais altas povoações de Portugal, situada no coração do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Aí, o grupo visitou o Ecomuseu de Barroso, reconhecido agregador e potenciador da identidade da região, ficando a conhecer mais sobre a agricultura de montanha, os modos de produção local, a vezeira e tecelagem, entre outras temáticas.

Antes da Experiência terminar foi ainda possível conhecer o forno comunitário, que se mantém em funcionamento até aos dias de hoje, o moinho da aldeia e a Padaria de Pitões, famosa por fabricar o melhor pão da região.

Sou fã das vossas Experiências. Obrigada por tudo o que nos proporcionam, pela simpatia, humildade e amabilidade!

Associada Conceição Daíl

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.