Associados visitam a cidade de Aveiro

Mais de duas dezenas de associados aceitaram o desafio da Associação Mutualista Montepio, partiram à descoberta da cidade de Aveiro e participaram em três atividades típicas num único dia: um passeio de moliceiro, um workshop de ovos moles e, ainda, uma visita às salinas

Desenvolvido com o intuito de fortalecer laços com a comunidade associativa, o Programa de Experiências AMMe continua a apostar na diversidade e originalidade das suas iniciativas. Desta feita, a nossa Instituição reuniu um grupo de 25 associados para visitar a cidade de Aveiro e conhecer algumas das suas tradições.

Durante a manhã os associados começaram por desfrutar de um passeio de moliceiro pelos canais urbanos da cidade. Esta embarcação, famosa pelos seus painéis decorativos que satirizam situações do dia-a-dia, foi concebida para a colheita e transporte do “moliço” (uma espécie de alga) na Ria de Aveiro.

Após o passeio, o grupo voltou a reunir-se para participar num workshop de ovos moles, doce típico da cidade cuja origem remonta ao século XVI. Durante a atividade os participantes aprenderam a confecionar este doce conventual e deliciaram-se com o resultado final.

Seguiu-se a visita às salinas de Aveiro, durante a qual os associados ficaram a conhecer a história, a tradição e os segredos associados às marinhas e à extração do sal. Além da ligação entre o passado e o presente, os participantes descobriram os processos, métodos e ferramentas utilizadas na safra do sal assim como a importância da fauna, da flora e de todo o trabalho desenvolvido pelo marnoto/salineiro.

Concluiu-se, assim, mais uma realização do Programa de Experiências AMMe, repleta de momentos de partilha e boa disposição, que contribuiu para aprofundar o conhecimento de todos os associados.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.