Caminho Cultural para Fátima conclui 3ª etapa
O desafio proposto pela Associação Montepio foi aceite por cerca de 50 associados que, a partir do Porto, rumaram a Albergaria-a-Velha, meta proposta pela experiência.
Partiram da igreja de Santiago Riba-Ul e caminharam em direção a Travanca e a Pinheiro da Bemposta, concelho de Oliveira de Azeméis. Foi em Pinheiro da Bemposta que almoçaram, num ambiente animado e de convívio, no restaurante “A Tasca dos Manos”.
Depois do almoço, o caminho retomou-se pela antiga Estrada Real (atual Rua de D. Manuel I) e pelo centro histórico da Bemposta, onde observaram um conjunto de casas senhoriais (construções típicas dos séc. XVII e XVIII), de famílias nobres, que preenchem a rua principal, destacando-se a Casa de S. Gonçalo com o seu imponente portal barroco (a verde intenso) e a Casa do Arco.
Os associados puderam observar o núcleo que integra o antigo edifício dos Paços do Concelho ou Casa da Câmara, (séc. XVII), onde se situavam as repartições públicas e a cadeia, bem como o Pelourinho, (do séc. XVI), que representou durante mais de três séculos a independência e o poderio das terras da Bemposta. Visitaram ainda a capela de S. Gonçalo e a capela de S. Sebastião.
Já no final do percurso, os participantes passaram pelo Largo da Malha, onde se reunia a comunidade para jogar, ver jogar e sociabilizar. No final da etapa regressaram ao Porto, de autocarro.
Gostava de integrar uma das etapas do Caminho Cultural para Fátima? Saiba como aqui.