Museu e Oficinas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Integrado no Programa de Experiências AMMe, a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, acolheu mais de 30 associados para uma visita guiada ao Museu e Oficinas

Divididos em dois grupos, mais de três dezenas de associados Montepio tiveram a oportunidade de desfrutar de uma visita guiada ao Museu e Oficinas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, numa iniciativa do Programa de Experiências AMMe da Associação Mutualista Montepio.

Os associados ficaram a conhecer um pouco da história desta fundação, que nasceu em 1953, quando o colecionador Ricardo do Espírito Santo Silva decidiu doar parte da sua coleção privada e o Palácio Azurara ao Estado Português.

A Fundação foi criada como Museu-Escola, com a finalidade de proteger e divulgar as Artes Decorativas Portuguesas e os ofícios com elas relacionadas.

Atualmente, além do Museu de Artes Decorativas, a Fundação tem 18 oficinas de artes e ofícios tradicionais portugueses que mantêm vivo um importantíssimo património e asseguram uma intervenção especializada a nível do património português com a sua vertente de conservação e restauro.

Os participantes apreciaram especialmente o facto de puderem observar o trabalho dos artesãos nos vários ofícios (oficina de conservação e restauro, encadernação e decoração de livros, metais, pintura decorativa e douramento e passamanaria, têxteis e estofador).

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.