Palácio Condes de Tomar acolhe visita de associados
No passado dia 15 de setembro, o Palácio dos Condes de Tomar, em Lisboa, acolheu uma visita de associados Montepio para conhecerem a história deste edifício, atualmente aberto ao público e património da Santa Casa da Misericórdia.
Na ocasião, os associados tiveram oportunidade de apreciar o espírito romântico transposto na arquitetura do espaço, tenho o arquiteto responsável pela obra recorrido a soluções decorativas que incluem o estuque, o couro, o vidro pintado e colorido, o reboco pintado, o azulejo, o ferro forjado, entre outros materiais. Este é um palácio urbano, dominado por uma organização e compartimentação interna definida por espaços de diferentes dimensões e morfologias articulados de modo labiríntico, com zonas de circuação irregulares, em termos de implantação e distribuição.
Sabia que…
Este palácio urbano foi mandado edificar, na segunda metade do séc. XIX, por iniciativa de António Bernardo da Costa Cabral, 1º Conde e 1º Marquês de Tomar? De 1926 a 1966 o palácio foi arrendado ao The Royal British Club. Em 1969 foi vendido à Câmara Municipal de Lisboa que ali instalou, em 1973, a Hemeroteca de Lisboa. Atualmente abriga o Espaço Cultural Brotéria.
Se gostava de participar numa experiência, conheça aqui o que reservámos para si.