Visita ao Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches acolheu a visita de cerca de 20 associados Montepio que, no Dia Internacional dos Museus, - a 18 de maio -, ficaram a conhecer a mais importante coleção mundial de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX

O Museu Nacional dos Coches reúne uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa, a que se acrescentaram veículos vindos dos bens da Igreja e de coleções particulares.

No âmbito do Programa de Experiências AMMe, um grupo de associados Montepio teve oportunidade de integrar uma visita guiada ao novo edifício do Museu dos Coches, inaugurado em 2015, e recordar a época do Iluminismo.

Ao longo da visita os participantes contemplaram cerca de 70 viaturas, sendo a mais antiga datada do século XVI. Além da coleção de viaturas hipomóveis, foi ainda possível apreciar peças utilizadas no serviço das viaturas e cortejos de gala e outras ligadas à arte da cavalaria, assim como uma coleção de retratos da Família Real portuguesa.

O enquadramento histórico proporcionado pelo guia contribuiu para uma maior compreensão da evolução técnica e artística destas viaturas, utilizadas pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel.

Terminada a visita, os associados Montepio tiveram, ainda, oportunidade de partilhar um pequeno lanche na nova pastelaria Versailles, em Belém.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.