Visita guiada ao Castelo do Queijo

A Associação Mutualista Montepio (AMM) reuniu cerca de 40 associados numa visita guiada ao Forte de São Francisco Xavier, mais conhecido como Castelo do Queijo, que terminou junto ao Porto de Leixões, segundo maior porto artificial português.

Um percurso pela areia

Esta Experiência, que se encontra inserida no programa AMMe, juntou um grupo de aproximadamente 40 pessoas e teve o acompanhamento do historiador Joel Cleto, tendo permitido aos associados usufruir de uma visita guiada e inclusiva ao apelidado Castelo do Queijo.

A fortificação, de nome original Forte de São Francisco, ficou conhecida por Castelo do Queijo por ter sido edificado sobre uma rocha de granito arredondada e com um formato similar ao de um queijo (penedo do queijo). Encontra-se situada numa posição dominante sobre o oceano atlântico e a pouca distância da foz do rio Douro, o que lhe confere características únicas e muito apreciadas pelos turistas para, por exemplo, observar o pôr do sol.

No contexto das Guerras Liberais, durante o cerco do Porto, o Forte esteve ocupado pelas forças conservadoras de D. Miguel (1828-1834), apesar do bombardeamento combinado da artilharia das baterias da Luz e dos navios da esquadra liberal de D. Pedro (1826). Este facto castigou fortemente a sua estrutura. Mais tarde, depois da jornada do Lordelo, o Castelo foi também abandonado e saqueado pela população.

Atualmente, esta estrutura encontra-se restaurada e entregue à Associação de Comandos do Norte, permitindo a sua preservação no espaço e no tempo.

No final, já no Porto de Leixões, uma das mais importantes infraestruturas portuárias do Norte, o balanço da visita foi positivo e entusiasta, sendo que um dos participantes referiu que “É incrível como passamos por estes sítios diariamente e não imaginamos as histórias e lendas que os caracterizam. Um bem-haja à AMM por nos proporcionar experiências como estas.”, tendo inclusivamente felicitado o guia pela sua narração da História.

Experiências para recordar

Mais do que atividades, a Associação Mutualista Montepio investe na promoção de ações que marcam a diferença junto dos associados. Verdadeiras experiências que marcam para a vida. Sendo a maior associação do país, com cerca de 630 mil associados, é imprescindível que deixe uma marca na vida das pessoas a que ela se uniram.

Desde Hiking pelos Picos da Europa, a batismos de voo e vela e concertos únicos nos melhores festivais de música, as experiências Montepio prometem pôr a adrenalina à prova e garantir emoções extra à vida dos associados.

Consulte o programa completo das Experiências Montepio.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.