Agosto 11, 2022

Prémio de Investigação Científica na Área da Reabilitação, Dra. Maria Lutegarda

A 3.ª edição do Prémio de Investigação Científica na Área da Reabilitação, Dra. Maria Lutegarda, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, foi lançada a 20 de junho de 2022.

Ler mais

Desde a 1.ª edição que a Fundação Montepio é parceira desta iniciativa, enquadrada na sua missão, no domínio da promoção da qualidade de vida dos cidadãos, em especial junto da população com deficiência.

Criado em memória da antiga Diretora da Fundação AFID Diferença Dr.ª Maria Lutegarda, este prémio dedicado à Investigação Científica na área da Reabilitação, visa estimular e mobilizar investigadores, estudiosos, técnicos e a comunidade académica em geral para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação sobre a reabilitação e intervenção junto de pessoas com deficiência.

A distinção tem, ainda, por objetivo a promoção da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade, combatendo a discriminação, promovendo a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência e contribuindo para a promoção das boas práticas na intervenção, mas também para a melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.

Podem candidatar-se ao Prémio autores de trabalhos de investigação sobre a área da Reabilitação, no âmbito académico, abrangendo as ciências sociais e humanas: sociologia e educação, direito; saúde (exceto de natureza farmacológica), engenharias e tecnologias; nos 2.º e 3.º ciclos de ensino superior público e privado com Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento.