Março 31, 2023

Resultados do MGAM crescem 12,7% em 2022 para 50,2 milhões de euros

O Relatório e Contas de 2022 foi hoje aprovado pela Assembleia de Representantes do Montepio Geral - Associação Mutualista com 24 votos a favor e 5 votos contra, em 29 membros presentes ou representados
Ler mais

Lisboa, 31 de março de 2023 – A Assembleia de Representantes do Montepio Geral – Associação Mutualista (MGAM) aprovou hoje o seu Relatório e Contas de 2022, com 82,7% de votos a favor. Destacam-se os resultados líquidos de 50,2 milhões de euros, que permitiram consolidar o desempenho positivo iniciado no ano anterior.

O Presidente do Montepio Geral – Associação Mutualista, Virgílio Boavista Lima, afirma que “o Grupo está no caminho certo, com as questões de presente e de futuro bem identificadas, um sistema de governance simplificado, um alinhamento pleno entre as empresas e um bom clima social”. O responsável, que foi eleito em dezembro de 2021 para a presidência do MGAM, defende que “com a ‘casa’ ainda mais arrumada o Grupo Montepio está a responder de modo alinhado com os planos estratégicos, com todas as empresas a apresentarem resultados positivos”.

Ao longo do ano de 2022, o Montepio Geral – Associação Mutualista apresentou uma evolução claramente favorável. A margem associativa fixou-se em 85,8 milhões de euros e o número de Associados consolidou a tendência de crescimento do ano anterior, situando-se nos 606 483. O rácio de liquidez manteve-se estável, passando de 11,0% para 11,1% e o Ativo Líquido atingiu 3 756,7 milhões de euros no final de 2022, mais 1,1% face a 2021.

As contas hoje aprovadas registam resultados líquidos positivos de 50,2 milhões de euros, o que compara com resultados de 44,6 milhões de euros em 2021 e corresponde a um crescimento de 12,7%.

Contribuíram para o crescimento dos resultados o aumento das receitas associativas em 24,8%, atingindo 848,5 milhões de euros, e o crescimento de 25,3% do valor médio por subscrição de modalidades associativas para o montante de 907 euros.

Merecem ainda destaque os ganhos de eficiência operacional, traduzidos numa redução das despesas  operacionais em 8,9%, e que contribuíram, assim, para um resultado operacional de 63,6 milhões de euros, superior em +61,0% face a 2021.

Na evolução das componentes do ativo é de realçar o aumento das propriedades de investimento, com um valor de 395,1 milhões de euros, comparados com os 360,6 milhões de euros registados no final de 2021, uma variação homóloga de 9,6%. De igual modo, destaca-se a evolução favorável da carteira de títulos em 2,6%, totalizando 563,5 milhões de euros.

O relatório menciona ainda a operação de dissolução e liquidação da Montepio Seguros, SGPS, S.A., bem como o processo de fusão, por incorporação da Montepio Valor – SGOIC, S.A. na Montepio Gestão de Activos – SGOIC, S.A., prosseguindo o reforço do alinhamento estratégico do Grupo, a simplificação de estruturas, a obtenção de sinergias e uma alocação de recursos mais eficiente.

Montepio Geral – Associação Mutualista 

O Montepio Associação Mutualista (MGAM) foi constituído em 1840, é uma entidade da economia social e tem o estatuto jurídico de instituição particular de solidariedade social, pelo que é considerada de utilidade pública. Tem como finalidade o desenvolvimento de ações de proteção social, complementares ao sistema público de segurança social e de saúde, e a promoção da melhoria da qualidade de vida dos seus associados e suas famílias. Para tal, disponibiliza soluções mutualistas de poupança e proteção, através de modalidades de benefícios destinadas a prevenir ou a fazer face a situações da vida ou da saúde dos associados. Oferece ainda uma vasta rede de parcerias, que se estende pelo país e proporciona milhares de descontos e vantagens aos associados.