Setembro 7, 2023
Atmosfera m Lisboa acolhe exposição “Raízes”
A mostra, organizada em duas vertentes, é desenhada para se constituir como uma viagem, uma espécie de revisitação a uma parte do país “para lá do Marão”, marcada por pobreza e isolamento geográfico nos anos que percorrem todo o século XX.
A exposição “Raízes” revela a alma artística e as tradições regionais e reúne obras que exploram a arte têxtil, permitindo uma experiência tátil e tornando a arte acessível a todos.
Junte-se a nós e não perca esta exposição, patente até 30 de setembro.
A entrada é livre.
Onde: atmosfera m Lisboa, Rua Castilho, n.º 5
Quando: 5 a 30 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Cláudia Conde – Artista, Arquiteta e Professora
Artista multifacetada, nasceu na pitoresca aldeia de Urros, em Trás-os-Montes. Concluiu a sua licenciatura em arquitetura, na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, após frequentar a Escola de Belas Artes do Porto, numa sólida formação artística.
Na sua carreira profissional, destaca-se o seu compromisso na Câmara Municipal de Lisboa, desde 1990, onde desempenhou funções diversas, incluindo planeamento e reabilitação urbana em zonas históricas, bem como o licenciamento urbanístico da cidade.
Cláudia Conde foi presidente da Associação Cultural “Permallets”, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao ensino de música de percussão para crianças e jovens, promovendo concertos, workshops e festivais.
Destaca-se o seu compromisso social na coordenação do projeto socioeducativo “Orquestra Geração Lisboa” que tem como objetivo beneficiar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, bem como as suas famílias, através do ensino da música. Através do ensino da música, a professora comprovou o impacto que esta teve em alunos, escolas e comunidades, contribuindo para o desenvolvimento emocional e autoestima de crianças e jovens.
É também uma artista autodidata na área de trabalhos manuais. Herdou da sua família o gosto pela manufatura, especialmente por lãs, fios e pelas técnicas tradicionais da sua transformação, num processo de experimentação artística.