Saltar para o conteúdo

Maio 17, 2024

“A Gare Marítima de Alcântara, por Almada Negreiros” em exposição em Portalegre

De 18 de maio a 31 de agosto, o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino acolhe, com o apoio do Montepio Associação Mutualista, a exposição “A Gare Marítima de Alcântara, por Almada Negreiros”. Não perca!

Ler mais

Inaugura amanhã, 18 de maio, na Sala Manuel do Carmo Peixeiro, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, a exposição de José Sobral de Almada Negreiros, o “artista sem mestres” reconhecido pelo seu caráter e talento notáveis, que transformou a Gare Marítima de Alcântara, inspirando-se na humanidade da gente comum que por ela “passeava, trabalhava, gritava e sonhava”.

Uma aglomeração de referências à cultura e à história portuguesas do século XX pela mão do artista autodidata, pioneiro do modernismo português, que convidamos a visitar.

Onde: Sala Manuel do Carmo Peixeiro | Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino
Rua da Figueira, n.º 9, 7300-231 Portalegre

Quando: 18 de maio a 31 de agosto

Horário: das 9h30 às 13h00 // das 14h30 às 18h00 (encerrado às segundas-feiras)

 

Sabia que…
Almada Negreiros começou a trabalhar nos frescos de Alcântara, ajustando o seu tom provocador às histórias que se propôs contar, em 1943?
A obra resultou de uma encomenda, embora tudo o que ali se vê seja exclusivo da intensa paleta do pintor, das proporções harmoniosas do desenhador, do talento do cenógrafo e da narrativa poética do escritor.