Maio 13, 2025
Administração visita S. Miguel e distingue associados e colaboradores
Uma centena de convidados, entre associados, clientes, entidades institucionais, entidades do setor social e colaboradores, marcaram presença no jantar realizado a 9 de maio, na cidade de Ponta Delgada, destinado a promover a proximidade entre a Associação e os seus principais stakeholders e a assinalar 30 anos de presença do Grupo Montepio na Região Autónoma dos Açores.
Entre rostos alegres e conversas animadas, que expressaram a relação com o Grupo e confirmaram a importância da atividade realizada na Região, Idália Salvador Serrão, administradora executiva do Montepio Associação Mutualista, em representação do Presidente Virgílio Boavista Lima que, por motivos de saúde, não pôde estar presente, dirigiu palavras de emoção, entusiasmo e reconhecimento da importância da relação tecida pelo Grupo ao longo de três décadas de presença na Região Autónoma dos Açores.
“São 30 anos de crescimento, relacionamento, solidariedade, prosperidade, colaboração e envolvimento do Montepio Associação Mutualista e do Grupo Montepio com açorianos de todas as idades, ao longo dos quais construímos uma comunidade que ascende a 24 300 associados na
Região Autónoma dos Açores, mais de 13 000 dos quais sediados em São Miguel”, afirmou, sublinhando que “no Montepio Associação Mutualista concretizamos a economia ao serviço das pessoas e do desenvolvimento dos territórios. É dentro destes princípios, e com o objetivo de apoiarmos os nossos associados, que respondemos a necessidades concretas de pessoas e comunidades e contribuímos para gerar valor, inovação e progresso”.
“O tanto que concretizámos, juntos – salientou a Administradora –, partiu, em todos os momentos, da confiança que depositaram e depositam no Grupo Montepio, nas nossas equipas, nas nossas soluções, nas nossas respostas e nas nossas pessoas”.
O trabalho realizado permite-nos definir “um futuro que nasce da energia dos nossos associados e clientes e que se projeta em todo o país, junto de pessoas de todas as idades, com modalidades de poupança e proteção que respondem às suas necessidades. Um futuro que, a muito breve prazo, levará aos associados novas respostas nos domínios da habitação e do apoio e acompanhamento da longevidade, reforçando laços de solidariedade entre associados e acompanhando, ainda mais de perto, todo o seu ciclo de vida.
Um futuro feito de ambição, de modernização e de transformação, que todos os dias chega aos associados por via das mulheres e dos homens que dão o melhor do seu trabalho e do seu conhecimento ao Montepio”.
As palavras de Idália Salvador Serrão foram confirmadas pelo Governo Regional dos Açores, representado pelo Diretor Regional do Empreendedorismo e Competitividade, que, dirigindo palavras de amizade, reconhecimento e valorização da atividade realizada pelo Grupo, destacou “a importância da presença de instituições como o Grupo Montepio no arquipélago, em particular no que se refere ao desenvolvimento económico e social da região”.
“A disponibilização de serviços financeiros acessíveis e adaptados às especificidades locais contribuem para a inclusão bancária, apoiam famílias e empresas e promovem o investimento e o empreendedorismo”, afirmou, realçando a importância da atuação socialmente responsável do Grupo Montepio no reforço da “coesão territorial, ajudando a combater a desertificação económica e a fixar populações em zonas mais periféricas”, mas também no apoio a “iniciativas culturais, sociais e ambientais que valorizam a identidade açoriana”.
Na ocasião do jantar, foram homenageados associados com 53 e 50 anos de vida associativa, que o Conselho de Administração distinguiu com uma medalha e um diploma que confirmaram o apreço da Associação pela confiança depositada na Instituição e pela vivencia do associativismo ao longo de meio século.

O dia 10 de maio, sábado, foi dedicado aos colaboradores do Grupo Montepio, que se fizeram acompanhar pelas famílias num programa de lazer cuidadosamente preparado pelo Departamento Regional dos Açores e fortemente pontuado por histórias e memórias vividas em torno da marca Montepio.
Na presença do Conselho de Administração da Associação, mas também do Banco Montepio, representado pela Administradora Isabel Silva e pelos responsáveis comerciais, o encontro terminou com um almoço-convívio no âmbito do qual foram entregues insígnias institucionais a cinco profissionais que completaram 20 anos de serviço no Grupo Montepio.
O reconhecimento da dedicação, do profissionalismo e do contributo diário dos cinco colegas distinguidos com o Pelicano de Prata, assegurado pela Administração do Montepio Associação Mutualista e do Banco Montepio, perdurarão no tempo, constituindo memória de apreço, valorização e aplauso pelo contributo e pelos laços tecidos.
A fotografia dos distinguidos confirma a alegria que marcou o encontro.