Saltar para o conteúdo

Junho 26, 2025

Exposição “A Cor da Sabedoria – um Retrato do Futuro” no atmosfera m Lisboa

A exposição “A Cor da Sabedoria – um Retrato do Futuro”, da artista Ivone Machado, inaugura a 16 de julho no atmosfera m, em Lisboa, e estará patente até 28 de agosto
Ler mais

A partir de 16 de julho, o espaço atmosfera m, em Lisboa, recebe “A Cor da Sabedoria – um Retrato do Futuro, uma exposição a solo de Ivone Machado, artista visual e pintora realista que convida o público a refletir sobre o envelhecimento feminino e a forma como a maturidade poderá ser vivida e representada no futuro.

Aos 53 anos, Ivone Machado dá um passo ousado: projeta no futuro mulheres da sua geração, imaginando-as com 80 anos — maduras, poderosas, visíveis. Estas mulheres não existem, mas podiam perfeitamente ser nossas mães, amigas, vizinhas ou nós mesmas. São retratos ficcionais que nos desafiam a ver o envelhecimento com outros olhos.

Cada pintura celebra a força interior e a resiliência feminina, revelando nuances subtis que refletem a profundidade e a singularidade de cada figura retratada. As 11 obras que compõem esta série dão corpo a personalidades únicas — com nome próprio e identidade distinta — reforçando a individualidade de cada mulher representada.

Os retratos da exposição “A Cor da Sabedoria – um Retrato do Futurosão acompanhados por textos originais da psicóloga, escritora e poeta Mariana Bienhachewski da Costa Portela que atribui a cada figura uma personalidade própria. Surge assim uma constelação de heterónimos que amplia o universo simbólico e emocional da exposição.

Esses textos estarão fisicamente integrados no nicho de cada obra, proporcionando ao visitante uma leitura imediata e sensível da personagem representada.

 

Ivone Machado

Com mais de duas décadas de experiência em design e publicidade, Ivone Machado dedica-se agora integralmente às artes visuais, destacando-se na pintura pela sua técnica apurada em aguarela contemporânea, uma das suas maiores paixões, e pelo seu interesse em explorar texturas com óleo. Esta exposição marca um ponto de viragem na sua carreira, apresentando uma narrativa visual que questiona estereótipos do envelhecimento e celebra a complexidade da sabedoria feminina.

 

entrada é livre e todos são bem-vindos a visitar a exposição, patente até 28 de agosto.

Confirme a sua presença através do email atmosferam.lisboa@montepio.pt

Onde: atmosfera m Lisboa, Rua Castilho, n.º 5
Quando:  16 de julho a 28 de agosto
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Contamos consigo!