Saltar para o conteúdo

Fevereiro 5, 2026

IRS 2026: conheça os principais prazos a cumprir e evite falhas no seu imposto

O calendário fiscal de 2026 concentra várias etapas essenciais. Os contribuintes devem estar atentos para garantir deduções, evitar coimas e assegurar reembolsos atempados
Ler mais

Cumprir o calendário fiscal é, todos os anos, um desafio de organização para muitos contribuintes. Em 2026, o IRS volta a exigir atenção redobrada, com várias obrigações distribuídas ao longo dos primeiros oito meses do ano. Atualizar dados familiares, validar despesas, confirmar deduções e entregar a declaração dentro do prazo são passos fundamentais para evitar perdas de benefícios ou penalizações.

Consulte o artigo dedicado aos prazos do IRS, do Ei – blogue de Educação e Informação Financeira e aprofunde as obrigações de forma simples e detalhada.

 

Consignação Fiscal

Até 31 de março, indique a entidade beneficiária da consignação de IRS. Contribua para o projeto Frota Solidária, da Fundação Montepio, financiado através dos valores angariados pela consignação do IRS.

Sem qualquer custo para si, este projeto permite que os impostos se transformem em impacto social concreto — como a entrega de viaturas adaptadas a instituições que apoiam os públicos mais vulneráveis.

Ao preencher a sua Declaração de IRS Modelo 3, escolha a Fundação Montepio, NIPC 503 802 808 no Quadro 11 do Rosto, e consigne 1% do seu IRS liquidado.