5 formas fáceis para aprender a poupar

Economizar é um hábito que os mais jovens devem adotar o mais cedo possível. O Ei reuniu 5 dicas simples para ensinar os seus filhos a aumentarem as poupanças.
Artigo atualizado a 31-10-2023

Os mais novos devem ter presente que a vida é imprevisível. Por isso, o facto de começarem a poupar dinheiro o quanto antes é uma forma de criarem, desde cedo, uma “almofada financeira”. Ou seja, uma poupança que permita uma margem de segurança para enfrentar uma emergência financeira.

Quanto mais cedo os mais jovens interiorizarem hábitos de poupança, melhor. O hábito de poupar é uma rotina, por isso, é necessário tempo e prática até se conseguir fazê-lo da melhor forma.

Como aprender a poupar de forma fácil e eficaz?

  1. Registar os gastos.

    Uma estratégia para aprender a poupar passa por anotar todas as despesas mensais. Pode ser numa folha de Excel ou, simplesmente, num bloco de notas. O objetivo é ter uma clara noção do destino do dinheiro. Explique aos mais novos que devem ter atenção aos gastos dos quais se arrependem, de modo a evitá-los no futuro. É importante tomarem nota da data, do produto/serviço e do valor gasto. As pequenas despesas também têm de ser registadas porque, feitas as contas, a quantia gasta em consumos aparentemente pouco importantes podem resultar em somas avultadas no final.

    Tome nota: Se os seus filhos gostam das novas tecnologias, podem descarregar uma app de finanças pessoais para o computador, smartphone ou tablet, que os ajudará na gestão do dinheiro.

  2. Pensar no que fazer com o dinheiro.

    Para aprender a poupar é importante definir objetivos para o dinheiro disponível e cumpri-los. Não saber o que fazer com o dinheiro pode ser o primeiro passo para umas finanças desequilibradas. Para aumentar a poupança, é importante pensar nas prioridades. Pergunte aos mais novos o que querem fazer com a quantia poupada. Comprar um computador novo? Economizar para a universidade? Poupar para a entrada de um carro novo? Não se esqueça que é importante estabelecer pequenas metas e prazos para concretizar cada objetivo.

  3. Poupar todos os meses.

    Feito o planeamento anterior, é possível definir a quantia a colocar de lado todas as semanas ou meses. Os especialistas em economia e finanças recomendam que se destine 10% dos rendimentos mensais para a poupança. Se o seu filho recebe mesada poderá tentar poupar 10% do montante total. Explique-lhe que esta percentagem é uma referência e que, quando puder poupar mais, deve fazê-lo, até para equilibrar momentos em que não possa reforçar a poupança com os 10% recomendados.

  4. Andar com pouco dinheiro na carteira.

    Esta medida simples ajudará a controlar os impulsos dos mais novos. Se ao entrarem numa loja ficarem tentados a comprar uns ténis, por exemplo, e não tiverem dinheiro na carteira, certamente pensarão melhor no assunto e podem chegar à conclusão de que afinal não necessitam de calçado novo. Resultado? Pouparão o dinheiro que iriam gastar se o tivessem disponível no momento.

  5. Ter uma poupança.

    Se o seu filho já tiver algum dinheiro de parte poderá abrir uma conta bancária ou aplicá-lo numa solução de poupança. É um passo importante para os mais novos se tornarem mais responsáveis, nomeadamente na gestão do  dinheiro. É também uma forma de incentivar hábitos de poupança e de os iniciar no universo dos produtos financeiros, com os quais terão de lidar nas várias fases da vida (crédito para comprar carro ou casa, por exemplo).

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
Produtos para si