Novembro 3, 2017
Associação Mutualista Montepio e Associação Internacional de Mutualidades estreitam laços
Os desafios da Associação Mutualista Montepio (AMM) na área da saúde e o aprofundamento das relações da Associação Internacional da Mutualidade (AIM) com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o Brasil foram os principais temas debatidos, na última sexta-feira, em Lisboa, entre a administração da AMM, liderada por António Tomás Correia, e o presidente da AIM, Christian Zahn.
Os líderes das duas organizações trocaram experiências e contactos, numa reunião que serviu para aprofundar interesses comuns e definir estratégias futuras de cooperação entre AMM e AIM.
“Foi uma reunião muito produtiva”, explicou Pedro Bleck da Silva que, em nome do Conselho de Administração, representa a AMM na Vice-presidência da AIM. “A experiência da AIM em vários temas, sobretudo naqueles que estão ligados às áreas da saúde, dos cuidados continuados e das residências para seniores, será importante para vários projetos, atuais e futuros, da AMM”.
Algumas das organizações que pertencem à AIM são líderes, na Europa, nas áreas dos serviços e seguros de saúde. A mutualidade alemã VDEK, por exemplo, proporciona seguros de saúde a mais de 28 milhões de pessoas. A VDEK é liderada desde 2014 pelo presidente da AIM, Christian Zahn.
AIM quer reforçar influência nos PALOP e Brasil
Outro dos temas em cima das mesa foi o reforço da influência da AIM em África, sobretudo nos PALOP e no Brasil. A AMM, que conta com contactos privilegiados nas duas áreas geográficas, fruto de uma língua comum, disponibilizou-se para ajudar na coordenação destes esforços da AIM.
“A AMM poderá dar uma importante contribuição à entrada da AIM em vários países. Falamos de contactos ao mais alto nível”, concluiu Pedro Bleck da Silva.
A reunião de trabalho serviu ainda para abordar o desenvolvimento de estratégias destinadas a reforçar o estatuto das mutualidades na Europa e em Portugal. Recorde-se que a AMM preside ao Grupo de Trabalho Mutual Values, tendo a seu cargo a defesa e promoção do modelo mutualista a nível internacional.