Projeto de combate à fome e livro infantojuvenil vencem Prémio Voluntariado Jovem Montepio

Conheça os contornos da iniciativa que junta estudantes e famílias para garantir refeições a pessoas carenciadas e o livro que visa ensinar a sustentabilidade aos mais novos, ambos vencedores da 12.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio.
Artigo atualizado a 13-03-2023

Esta é já a 12.ª edição do Prémio de Voluntariado Jovem Montepio, iniciativa promovida pela Fundação Montepio. Todos os anos, o Prémio distingue projetos de cariz social que tenham um impacto reconhecido em diferentes áreas, com o objetivo de “estimular a criação de projetos inovadores de voluntariado jovem” e de “melhorar a qualidade de vida das comunidades”.

Pela primeira vez, em 2022, a organização subdividiu o prémio em três escalões etários (dos 11 aos 14, dos 15 aos 18 e dos 19 aos 25 anos), tendo encontrado vencedores para o segundo e terceiro escalões. Entre os dias 11 de outubro e 21 de novembro de 2022, foram recebidas dez candidaturas de dez entidades, meticulosamente analisadas pelo júri. Do painel de decisores fizeram parte representantes do Montepio Associação Mutualista, da Fundação Montepio, do Centro Português de Fundações, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, da Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão e da associação GRACE – Empresas Responsáveis.

Estudantes e famílias unidos contra a fome

Estudantes do Colégio Maristas de Carcavelos e respetivos familiares juntam-se para preparar e doar refeições a instituições de apoio a pessoas sem abrigo ou em situação de fragilidade social. Eis um dos dois projetos distinguidos no âmbito do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, promovido pela Fundação Montepio. A iniciativa, apresentada por jovens dos 15 aos 18 anos (o segundo escalão do Prémio) daquele colégio, visa responder a uma carência detetada no concelho de Cascais, através da ajuda da comunidade.

O objetivo é, assim, que as famílias dos alunos preparem cerca de 150 refeições completas por mês e que, em conjunto com os estudantes, as distribuam às instituições parceiras do colégio. Esta é uma forma de “envolver a comunidade educativa na resposta social das instituições do concelho, face aos problemas da pobreza e da fome”, refere a instituição.

Educar as crianças para o desenvolvimento sustentável

No âmbito do terceiro escalão etário, dos 19 aos 25 anos, por sua vez, a associação YOUTHDREAM destacou-se como vencedora do Prémio de Voluntariado Jovem Montepio, ao apresentar o livro infantojuvenil Nahir e os ODS. Trata-se de um livro direcionado para a faixa dos 6 aos 12 anos de idade, centrado na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. O livro assume-se, por isso, como “um projeto de elevada responsabilidade social, ambiental e económica”, defende a associação.

Com papel e tinta com certificado ambiental, e com jogos e atividades lúdicas nas últimas páginas, esta será uma ferramenta didática que conferirá às instituições “um mecanismo a custo reduzido, relevante e inovador para melhorar a educação em Portugal”. Ao mesmo tempo, será uma forma “de impactar as crianças para o futuro de uma sociedade digna, justa, inclusiva e com oportunidades igualitárias”, bem como de alertar as crianças para “a importância da preservação do meio ambiente, em equilíbrio com a progressão e o crescimento económico”.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Voluntariado

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais