Tudo a postos para o Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022

A fase de candidaturas da edição deste ano do Prémio Voluntariado Jovem Montepio decorre de 11 de outubro a 21 de novembro. Conheça as condições.
Artigo atualizado a 26-09-2022

A 12.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio é uma iniciativa promovida pela Associação Mutualista Montepio e pela Fundação Montepio, que tem como objetivos:

  • Estimular a criação de projetos inovadores de voluntariado jovem;
  • Promover o empreendedorismo em prol do voluntariado;
  • Estimular o conhecimento e a formação sobre voluntariado;
  • Melhorar a qualidade de vida das comunidades;
  • Potenciar o trabalho entre entidades de cariz público, privado e da sociedade civil.

Se pretende candidatar-se ao Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022, explicamos as regras da edição deste ano, fase a fase.

Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022


Apresentação e seleção das candidaturas

As candidaturas para a edição de 2022 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio começam a 11 de outubro e estendem-se até 21 de novembro.

Podem candidatar-se escolas (públicas ou privadas dos ensinos básico, secundário e superior), associações juvenis, associações de estudantes ou outras organizações da economia social que desenvolvam projetos com jovens.

Cabe à organização candidata selecionar os participantes de acordo com as suas competências e motivações de participação e designar um monitor que os acompanhe. Não se aceitam candidaturas individuais.

As equipas devem ser preferencialmente mistas e constituídas por um máximo de três jovens cada, divididas pelos seguintes escalões:

  • º Escalão: 11 aos 14 anos;
  • º Escalão: 15 aos 18 anos;
  • º Escalão: 19 aos 25 anos.

As candidaturas para a edição de 2022 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio devem ser enviadas para o e-mail voluntariado@montepio.pt, mediante o preenchimento do respetivo formulário.

As organizações candidatas serão selecionadas de acordo com um processo de avaliação promovido pela Associação Montepio e pela Fundação Montepio.

 

Escolha dos finalistas

Entre as candidaturas selecionadas, serão escolhidas três organizações finalistas por um júri de cinco elementos: um representante da Associação Montepio e um da Fundação Montepio, sendo um deles o presidente; um representante da Direção da Confederação Portuguesa de Voluntariado; um representante da Direção do GRACE; um representante da Carta Portuguesa para a Diversidade; e um representante da Direção do Centro Português das Fundações.

Os resultados serão anunciados na segunda semana de dezembro de 2022.

 

Atribuição dos prémios

As organizações vencedoras e os respetivos participantes receberão um prémio, em dinheiro, atribuído pela Fundação Montepio. O valor varia em função do escalão etário dos participantes:

Assim, cada organização vencedora terá direito a:

  • º Escalão: 750 euros;
  • º Escalão: 1 000 euros;
  • º Escalão: 1 500 euros.

Por sua vez, os participantes receberão, cada um:

  • º Escalão: 100 euros;
  • º Escalão: 150 euros;
  • º Escalão: 250 euros.

 

Vencedores da edição de 2021

Em 2021, o projeto “As Traseiras”, desenvolvido pela Associação Cultural Novas Ideias, de Setúbal, foi o grande vencedor. O projeto visava implementar um dos primeiros jardins sustentáveis do país inseridos num bairro social, recuperando o espaço verde degradado nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino, no Bairro 2 de Abril, em Setúbal.

Foram ainda finalistas, ex-aequo, a Cruz Vermelha Portuguesa, com o projeto SAFE (Sexualidade, Afetos, Família e Emoções), e a Direção Regional de Educação (STFP), com o PULAS (Projeto um Lugar ao Sol).

Saiba mais sobre os projetos vencedores do Prémio Voluntariado Jovem Montepio de 2021.

Ler mais

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais