Tudo a postos para o Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022
A 12.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio é uma iniciativa promovida pela Associação Mutualista Montepio e pela Fundação Montepio, que tem como objetivos:
- Estimular a criação de projetos inovadores de voluntariado jovem;
- Promover o empreendedorismo em prol do voluntariado;
- Estimular o conhecimento e a formação sobre voluntariado;
- Melhorar a qualidade de vida das comunidades;
- Potenciar o trabalho entre entidades de cariz público, privado e da sociedade civil.
Se pretende candidatar-se ao Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022, explicamos as regras da edição deste ano, fase a fase.
Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022
Apresentação e seleção das candidaturas
As candidaturas para a edição de 2022 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio começam a 11 de outubro e estendem-se até 21 de novembro.
Podem candidatar-se escolas (públicas ou privadas dos ensinos básico, secundário e superior), associações juvenis, associações de estudantes ou outras organizações da economia social que desenvolvam projetos com jovens.
Cabe à organização candidata selecionar os participantes de acordo com as suas competências e motivações de participação e designar um monitor que os acompanhe. Não se aceitam candidaturas individuais.
As equipas devem ser preferencialmente mistas e constituídas por um máximo de três jovens cada, divididas pelos seguintes escalões:
- 1.º Escalão: 11 aos 14 anos;
- 2.º Escalão: 15 aos 18 anos;
- 3.º Escalão: 19 aos 25 anos.
As candidaturas para a edição de 2022 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio devem ser enviadas para o e-mail voluntariado@montepio.pt, mediante o preenchimento do respetivo formulário.
As organizações candidatas serão selecionadas de acordo com um processo de avaliação promovido pela Associação Montepio e pela Fundação Montepio.
Escolha dos finalistas
Entre as candidaturas selecionadas, serão escolhidas três organizações finalistas por um júri de cinco elementos: um representante da Associação Montepio e um da Fundação Montepio, sendo um deles o presidente; um representante da Direção da Confederação Portuguesa de Voluntariado; um representante da Direção do GRACE; um representante da Carta Portuguesa para a Diversidade; e um representante da Direção do Centro Português das Fundações.
Os resultados serão anunciados na segunda semana de dezembro de 2022.
Atribuição dos prémios
As organizações vencedoras e os respetivos participantes receberão um prémio, em dinheiro, atribuído pela Fundação Montepio. O valor varia em função do escalão etário dos participantes:
Assim, cada organização vencedora terá direito a:
- 1.º Escalão: 750 euros;
- 2.º Escalão: 1 000 euros;
- 3.º Escalão: 1 500 euros.
Por sua vez, os participantes receberão, cada um:
- 1.º Escalão: 100 euros;
- 2.º Escalão: 150 euros;
- 3.º Escalão: 250 euros.
Vencedores da edição de 2021
Em 2021, o projeto “As Traseiras”, desenvolvido pela Associação Cultural Novas Ideias, de Setúbal, foi o grande vencedor. O projeto visava implementar um dos primeiros jardins sustentáveis do país inseridos num bairro social, recuperando o espaço verde degradado nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino, no Bairro 2 de Abril, em Setúbal.
Foram ainda finalistas, ex-aequo, a Cruz Vermelha Portuguesa, com o projeto SAFE (Sexualidade, Afetos, Família e Emoções), e a Direção Regional de Educação (STFP), com o PULAS (Projeto um Lugar ao Sol).
Saiba mais sobre os projetos vencedores do Prémio Voluntariado Jovem Montepio de 2021.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?