Interativo Quanto poupo ao amortizar o crédito à habitação?

Mude os campos sublinhados para descobrir quanto pode poupar na prestação mensal ao banco se amortizar parte do capital em dívida.
Artigo atualizado a 13-09-2021
Artigo Ei - Amortização crédito à habitação

A habitação é a maior despesa das famílias portuguesas. No último Inquérito às Despesas das Famílias, que data de 2017, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) concluiu que 20% dos gastos familiares são relativos à prestação da casa. Não seria positivo se os proprietários de casas adquiridas com recurso ao crédito à habitação conseguissem reduzir a prestação mensal ao banco? Com algum planeamento e esforço financeiro, é possível diminuir a prestação que se tem de pagar ao banco. Se aplicar algumas poupanças a amortizar o crédito à habitação, consegue baixar o encargo mensal.

Amortizar o crédito à habitação: Quanto irá poupar?

As taxas de juro do crédito à habitação não ficarão negativas para sempre. Os participantes no mercado de derivados sobre a Euribor a 3 meses estão a antecipar que as taxas de juro de referência nos créditos à habitação de taxa variável subam para terreno positivo em 2025.

Se tem euros em dívida num empréstimo que se vence em anos, a sua prestação mensal subirá de 313,44 euros para 335,6 euros se a taxa de referência (por exemplo, a Euribor a 12 meses) passar de % para %, assumindo um spread, a margem de lucro do banco, de %. Seria um aumento de 7,07% nos encargos mensais da casa.

Uma amortização antecipada do empréstimo ao banco pode contrariar a tendência. Uma amortização de euros faria a prestação atual descer agora de 313,44 euros para 291,5 euros por mês, uma redução de 7%. Assim, se a taxa de juro de referência subir para 0%, a prestação ficará nos 312,11 euros.

Os bancos podem cobrar, no máximo, uma comissão de 0,5% sobre o montante amortizado antecipadamente nos créditos à habitação a taxa variável (35 euros, neste caso). É provavelmente um valor justo se conseguir ter um sono mais descansado.

Ler mais

Mais sobre

Casa , Poupança

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais