É um procrastinador? Evite estas profissões
Deixar para amanhã o que se podia (e devia) ter feito hoje. Este é o lema de um procrastinador. Uma forma de estar na vida que é incompatível com o exercício de várias profissões. Conheça quais são.
Profissões interditas a um procrastinador
Controlador de tráfego aéreo
Está encarregue de conduzir o tráfego aéreo de modo eficaz e seguro. Muitas vezes tem de tomar decisões difíceis, das quais dependem as vidas de centenas de pessoas. Trabalha sob grande pressão e sabe que o momento é tudo.
Médico
O juramento de Hipócrates obriga a que a saúde do doente seja “a primeira preocupação” do médico. E isso obriga a estar alerta para o que é melhor para o doente, ou seja, perceber o que se pode fazer (precisa de definir o melhor cenário de uma forma realista) e construir os passos que o levarão a atingir esse objetivo.
Político
“A política é a arte do possível”. A frase é atribuída a Bismarck, o chanceler alemão do séc. XIX. Encerra um ensinamento: tomar decisões é escolher entre alternativas. Às vezes, optar pela melhor, outros casos, pela menos má. Mas é preciso responder às prioridades definidas.
Humorista
Uma piada pode ser boa, mas tem de ser dita no momento certo para funcionar. Os humoristas farejam essas oportunidades para nos fazerem rir. Veja-se o caso da conta Insónias em Carvão, com mais de 150 mil seguidores no Facebook e 15 mil no Twitter: na maior parte dos casos, os seus memes surgem um minuto ou dois depois do acontecimento que está a satirizar.
Comandante militar
Um general tem a seu cargo a organização de um grupo de militares. Tem de tomar decisões difíceis, por vezes até incompreensíveis para os seus subalternos, mas que têm em vista o cumprimento de um objetivo com o dispêndio do mínimo de recursos possível.
Jornalista
As notícias acontecem sem hora marcada. É preciso estar sempre preparado para as relatar. E, além disso, um jornalista tem de perceber, de entre a miríade de informações que circulam pelas redações, redes sociais e comunicados, quais são aquelas que interessam ao público.
Bombeiro
O que fazer quando, ao mesmo tempo, é preciso acudir a um acidente na estrada e um incêndio numa zona residencial? É com este tipo de decisões que os bombeiros têm de se confrontar. E saber priorizar e agir de acordo com essas decisões.
Negociador da polícia
Lidam com situações de crise e não têm tempo a perder. Trabalham em vários cenários – a libertação de reféns, a rendição dos criminosos ou aguardar até que cheguem mais reforços – e têm de saber responder a cada um.
Chef
Gerir a cozinha de um restaurante é um trabalho que não permite descansos. Um chefe de cozinha controla que pratos devem ser preparados primeiro para que, no final, tudo chegue à mesa do cliente no momento certo e com a qualidade esperada.
É um procrastinador, mas sempre sonhou ser médico? Não desespere. Saiba como combater a procrastinação em 10 passos.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?