< Voltar à página de Gestão diária

Automóvel: como saber os dados de um seguro pela matrícula?

Já é possível identificar os dados de um seguro pela matrícula. Se for interveniente num acidente automóvel, esta informação pode ser mais útil do que pensa.

Para participar um acidente automóvel é necessário indicar, entre outros elementos, os nomes das seguradoras e os números das apólices de seguro dos veículos envolvidos. No entanto, nem sempre se consegue obter essas informações. É o que acontece, por exemplo, quando um dos condutores foge. Neste caso, pode saber os dados do seguro pela matrícula do automóvel. Saiba como fazê-lo, passo a passo, através do simulador disponibilizado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e fundos de Pensões (ASF).

Como utilizar o simulador da ASF?

Para saber as informações do seguro pela matrícula, siga os seguintes passos:

Passo 1

Aceda ao site da ASF, através do endereço www.asf.com.pt.

Passo 2

Na área de destaques, clique em “Verificar seguro através da matrícula”.

Passo 3

Introduza a matrícula. Por defeito, aparece a data atual. Mas se for necessário, pode indicar outra data.

Passo 4

Após a inserção, o simulador indica os seguintes dados:

  • Nome da seguradora;
  • Data de início;
  • Data de fim;
  • Número da apólice.

Passo 5

Imprima os dados do simulador, clicando em “Versão para impressão”.

O simulador não encontrou os dados do seguro. E agora?

A base de dados da ASF é atualizada semanalmente. Neste sentido, caso a matrícula introduzida não dê origem a resultados, isso quer dizer que o veículo não tem seguro válido na data indicada.

O que fazer se o automóvel não tiver seguro?

Neste caso, pode recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel (FGA). Este fundo é gerido pela ASF e assume responsabilidade sobre indemnizações devidas em consequência de acidentes de viação, nos casos em que, por exemplo, o responsável não tenha seguro automóvel válido. Todos os seguros de responsabilidade civil automóvel dispõem de uma parcela destinada a assegurar a existência deste fundo.

O FGA pode intervir nas situações em que se verifiquem:

  • Danos corporais: quando o responsável seja desconhecido ou não beneficie de seguro válido e eficaz, ou for declarada a insolvência da empresa de seguros;
  • Danos materiais: quando o responsável, sendo conhecido, não beneficie de seguro válido e eficaz;
  • Danos materiais: quando o responsável pelo dano é desconhecido, o fundo pode satisfazer uma indemnização por danos corporais que sejam significativos; quando o veículo causador do acidente permanecer abandonado no local do acidente, e não for portador de seguro válido e eficaz (após o respetivo auto de notícia que deve confirmar a presença do veículo no local do acidente).

Saiba como participar um sinistro ao FGA.

Atenção

Não ter seguro automóvel é ilegal. Em Portugal, a legislação determina a obrigatoriedade do seguro de responsabilidade civil (mais conhecido por seguro automóvel). As coimas por falta de seguro automóvel obrigatório podem variar entre os 500 e os 2 500 euros.

Em que outras situações pode ser útil saber os dados do seguro pela matrícula?

Esta possibilidade pode ser útil, por exemplo, na negociação de um seguro automóvel. Se não tiver à mão a Carta Verde, pode aceder aos dados do seu seguro automóvel de forma rápida através do simulador da ASF.

Verificar os elementos do seguro pela matrícula pode ajudá-lo também a comprovar que tem um seguro automóvel válido à polícia, caso tal lhe seja pedido e não tenha consigo a Carta Verde nem o respetivo selo afixado no vidro dianteiro do carro.

Na compra de um carro usado, pode ainda ficar a saber o respetivo histórico de seguros através da matrícula.

Ler mais

Saiba mais sobre

Carro e transportes , Seguros

Torne-se Associado

Saiba mais