Verificar o seguro pela matrícula: saiba o que fazer

É possível aceder aos dados de um seguro pela matrícula. Se for interveniente num acidente de viação, esta informação pode ser mais útil do que pensa.
Artigo atualizado a 16-03-2023

Verificar o seguro pela matrícula pode ser muito útil em diversas circunstâncias. Por exemplo, num acidente de viação. Se um dos intervenientes não tiver consigo a Carta Verde e a respetiva vinheta não estiver colocada no pára-brisas, a possibilidade de obter os dados do seguro através da matrícula permite, por exemplo, assinar a declaração amigável. Pode ser igualmente conveniente verificar o seguro pela matrícula para comprovar às autoridades policiais que o veículo está seguro, se tal for pedido e o automobilista não possuir consigo essa informação. Na compra de um veículo usado, pode ainda ficar a saber-se o respetivo histórico de seguros através da matrícula.

Como verificar o seguro pela matrícula?

No site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) é possível ter acesso aos dados do seguro pela matrícula. Basta inserir a matrícula do veículo e a data para a qual se pretende efetuar a pesquisa (por defeito, consta a data atual).

Seguro pela matrícula

Se o veículo possuir seguro válido, em pouco segundos são devolvidos os seguintes dados:

  • Nome da seguradora;
  • Data de início e fim do seguro;
  • Número da apólice.

Estas informações podem ser impressas, clicando em “Versão para impressão”.

seguro pela matrícula

 

App “Tem seguro?”

A ASF disponibiliza ainda uma app que permite verificar o seguro pela matrícula. Na app “Tem seguro?”, dispõe de três modos para aceder, através da matrícula, aos dados do seguro. Pode tirar uma fotografia à matrícula através do seu smartphone, utilizar uma fotografia da matrícula pré-existente ou inserir a matrícula manualmente.

 

Não existem dados do seguro?

Se, ao inserir a matrícula, não obtiver quaisquer dados, tal significa que o veículo não tem seguro válido na data que indicou.

Como proceder se o veículo não tiver seguro válido?

Nessa situação, pode recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel (FGA). Este fundo, gerido pela ASF, destina-se a pagar indemnizações devidas em consequência de acidente de viação. O FGA responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não tem seguro válido ou é desconhecido (nas condições previstas na lei).

Saiba como participar um sinistro ao FGA.

Tome nota

Em Portugal, é obrigatório ter seguro de responsabilidade civil automóvel. As coimas por falta deste seguro podem variar entre os 500 euros e os 2 500 euros.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.