< Voltar à página de Proteção

Como escolher o melhor seguro automóvel e poupar

Escolher um seguro automóvel ao melhor preço é uma tarefa que exige ponderação. Sabe que tipo de informações deve ter em sua posse antes de decidir? O Ei ajuda-o.
Como escolher o melhor seguro automóvel?

A oferta de seguros automóveis é ampla. Encontrar o produto com a melhor relação qualidade/preço do mercado garantir-lhe-á viagens mais tranquilas, sabendo que está protegido enquanto conduz. Sabia que com uma mudança de segurador pode economizar dezenas de euros? Mas atenção, para cancelar o seu seguro, deve avisar a companhia 30 dias antes do final da renovação do contrato. Também pode, simplesmente, optar por não pagar o prémio na data-limite. Antes deste período, só poderá anular o seguro se apresentar justa causa. Pense no seguro automóvel que mais se adequa ao seu perfil e como poderá poupar dinheiro sem colocar em risco a segurança. Saiba como escolher o melhor seguro automóvel.

O que pretende de um seguro automóvel?

O primeiro passo para escolher um seguro automóvel é definir o que pretende e avaliar as suas necessidades. Não se precipite. Tenha presente que entre ter um seguro à prova de “quase tudo” e outro mais elementar existem muitas opções intermédias. Questione se está confortável com um seguro automóvel que tenha apenas a cobertura obrigatória de responsabilidade civil ou se prefere estar mais protegido.

Se o veículo é antigo ou se o utiliza com pouca frequência, uma cobertura básica pode ser suficiente. Pelo contrário, para um carro com menos de cinco anos, que ainda está a ser pago e percorre muitos quilómetros, pondere coberturas adicionais, como a de danos próprios em caso de choque, colisão e capotamento, proteção contra roubos e furtos, quebra de vidros, explosões, incêndios, entre outras, para assegurar o melhor seguro automóvel para o seu carro.

Que tipo de informações deve pedir antes de escolher o seguro automóvel?

O Guia de Seguros e Fundos de Pensões, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), recomenda que, antes de escolher o melhor seguro automóvel, deve pedir as seguintes informações ao segurador:

  • Preço da cobertura obrigatória e das facultativas
  • Riscos que estão cobertos e os que estão excluídos
  • Opções quanto à franquia e o seu impacto no preço do seguro
  • Tabela de penalização e bonificação do prémio
  • Os países onde são válidas as diversas coberturas
  • Critérios utilizados pelo segurador para determinar e atualizar o valor do veículo (no caso dos seguros para danos próprios)

Como analisar a credibilidade da seguradora?

Faça uma pesquisa online, em fóruns ou sites de reclamações, por exemplo. Desta forma ficará a conhecer casos reais e poderá antecipar como é que cada companhia de seguros age no momento de resolver os problemas dos clientes.

Informe-se também sobre a localização da sede da companhia de seguros e dos escritórios mais próximos do seu local de trabalho ou residência. Recolha números de telefone disponíveis para atendimento 24 horas por dia.

5 dicas para escolher o melhor seguro automóvel:

1. Faça uma lista das principais seguradoras que conhece

Compare preços, coberturas, condições e promoções oferecidas. A DECO disponibiliza no seu site um simulador de seguro automóvel que compara todas as ofertas do mercado e diz-lhe qual é a melhor e mais económica para o seu caso.

2. Faça a simulação do seguro automóvel

A maioria dos sites das companhias de seguros permite fazer a simulação do seguro automóvel. Introduza os dados de forma realista para que os resultados sejam fiáveis. As simulações são gratuitas e não implicam qualquer compromisso com as seguradoras.

3. Telefone para a linha de apoio

Em caso de dúvidas sobre os produtos ou serviços oferecidos por um segurador existem perguntas que o podem ajudar a ficar mais esclarecido: há algum procedimento especial a adotar em caso de sinistro? Para além do prémio de seguro, é necessário pagar algum imposto ou taxa adicional? Se quiser reclamar da seguradora, a quem se pode dirigir?

4. Sugira preços especiais

Investigue as vantagens de que pode beneficiar se tiver mais de um veículo na mesma seguradora. Existe a possibilidade de lhe ser feito um preço especial? Se sim, qual o desconto aplicado? Se contratar mais do que uma apólice no mesmo segurador, por exemplo o seguro automóvel e o de saúde, haverá uma redução no preço?

5. Se possível, pague o prémio do seguro de uma só vez

Nesta modalidade o preço pode ser menor do que no pagamento faseado. Normalmente, o pagamento mensal é a opção mais dispendiosa, seguindo-se o pagamento trimestral e semestral.

Ler mais

Saiba mais sobre

Carro e transportes , Seguros

Torne-se Associado

Saiba mais