Consultas no SNS: saiba como marcar online

Sabia que pode marcar online consultas no SNS (Serviço Nacional de Saúde)? Neste artigo, explicamos-lhe como fazê-lo, passo a passo.
Artigo atualizado a 22-08-2019

Agendar consultas no SNS não tem de ser uma dor de cabeça.  Na Área do Cidadão do Portal SNS pode marcar consultas nas Unidades de Saúde de Cuidados Personalizados (os antigos centros de saúde) e nas Unidades de Saúde Familiar, de forma simples e rápida, evitando deslocações e perdas de tempo. Para usufruir deste serviço basta ter Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital. O agendamento online de consultas do SNS pode ser feito a qualquer momento e sem custos. 

Que consultas no SNS podem ser marcadas online?

Apenas estão disponíveis para marcação online consultas no SNS que não obriguem a um atendimento imediato. Desta forma, por esta via, só é possível agendar consultas para horários a partir do 5º dia útil (inclusive), contando da data da marcação.

Podem ser marcadas online as seguintes consultas no SNS:

Consulta Saúde adultos

Ocupa-se dos problemas de saúde dos indivíduos e das famílias, no contexto da comunidade.

Consulta Recurso/reforço

Destina-se a utentes sem médico de família atribuído.

Consulta de planeamento familiar

Visa garantir o acesso a informação, métodos de contraceção eficazes e seguros e a serviços de saúde que contribuem para a prática de uma sexualidade segura e saudável.

Consulta de saúde materna 

Pretende garantir o acompanhamento e a prestação de todos os cuidados e meios complementares de diagnóstico durante a gravidez. Na consulta é disponibilizada informação sobre cuidados alimentares seguros e apropriados na gravidez, preparação para o aleitamento materno, atividade física, saúde oral e sexualidade durante a gravidez, desconfortos e sinais de alerta e segurança rodoviária. Para além disso, são realizados exames clínicos e laboratoriais regulares que permitem avaliar o estado de saúde da mãe e do bebé ao longo da gestação.

Consulta de saúde infantil

Tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da criança.

Quem pode marcar?

As consultas no SNS podem ser marcadas pelo próprio ou por um elemento do agregado familiar.

Como se faz a marcação online?

Para se poder marcar consultas no SNS é necessário ter a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão, respetivo PIN de autenticação e um leitor de cartões. Só assim o utente poderá autenticar-se no Portal SNS e aceder à sua área.

Passo a passo

1.º

Aceda ao Portal SNS, em www.sns.gov.pt

2.º

Clique em “Área do Cidadão”

3.º

Autentique-se com a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão.

4.º

Após a autenticação, selecione a opção “Consultas, Receitas e Exames”.

5.º

Depois, clique em “Marcações”.

6.º

Caso a consulta seja para si, clique em “Marcar Consulta”. Se a consulta for para um elemento do seu agregado familiar, deve indicar os dados desse familiar (nome, número de utente e data de nascimento) para poder aceder às suas marcações de consulta.

7.º

Para prosseguir a marcação da consulta, indique o tipo de consulta e se pretende o primeiro horário disponível ou escolher um período de marcação. Depois, clique em “Marcar Consulta”.

8.º

Caso tenha selecionado a opção de escolher um período de marcação no passo anterior, opte por uma das vagas indicadas no calendário.

9.º

Por fim, confirme os dados e preencha a verificação de segurança, copiando as letras e os números da imagem apresentada.Termine o processo clicando em “Marcar Consulta”.

10.º

Concluído o pedido de marcação, é só aguardar pela confirmação da consulta, via e-mail ou SMS. 

O que mais se pode fazer no Portal SNS?

Além de agendar consultas no SNS, no Portal SNS é possível renovar medicação crónica, consultar receitas, verificar as vacinas, aceder ao histórico de saúde (diagnósticos efetuados, exames realizados e medicamentos prescritos desde 2012) e pedir isenção da taxa moderadora, entre outras funcionalidades.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Saúde

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais