Via verde: quais as principais vantagens e como aderir

Poupar tempo nas portagens, mas também nos parques de estacionamento, bombas de combustíveis ou transportes públicos são algumas das vantagens da Via Verde. Conheça melhor esta solução de mobilidade.
Artigo atualizado a 20-04-2022

Desde 1991 que os portugueses têm à disposição uma tecnologia que permite poupar tempo em viagens particulares e, mais recentemente, em equipamentos de mobilidade, como transportes públicos. Mas também bombas de combustíveis (incluindo uma rede de carregamento de veículos elétricos) ou parques de estacionamento. A Via Verde é uma solução eletrónica baseada num identificador que é colocado no lado interior do para-brisas do carro e cuja principal vantagem é permitir que os condutores não tenham de parar nas portagens. 

Via Verde: qual a modalidade certa para mim?

Existem seis modalidades de adesão, que disponibilizam serviços distintos: Autoestrada, Compra Autoestrada, Mobilidade, Mobilidade Leve, Pré-Pagamento e Via Verde Visitors. Em todas as modalidades, o utilizador necessita de associar um cartão de débito em cuja conta serão feitos, de modo automático, os pagamentos.

1. Modalidade Autoestrada

Ideal para clientes que apenas pretendem utilizar a tecnologia Via Verde nas autoestradas. Nesta opção, o utilizador aluga o identificador, escolhendo entre um pagamento mensal (0,99 euros) ou anual (11,65 euros). Se optar pelo segundo, poupará 23 cêntimos por ano.

2. Modalidade Compra Autoestrada

Modalidade idêntica à anterior (Autoestrada), mas que implica a compra do identificador por um valor de 42 euros. Esta opção torna-se vantajosa para os utilizadores que permaneçam mais de três anos e meio na Via Verde (quando comparado com o pagamento mensal da modalidade Autoestrada); ou quatro anos, em comparação com o pagamento anual da mesma modalidade.

3. Modalidade Mobilidade

Ideal para clientes que querem utilizar todos os serviços da tecnologia Via Verde. Nesta modalidade, pode optar pelo pagamento mensal (1,49 euros) ou pelo pagamento anual (17,40 euros). Feitas as contas, os clientes que escolherem a segunda opção poupam 48 cêntimos por ano. Esta modalidade permite o pagamento automático nos seguintes serviços:

  • Autoestradas (Portugal e Espanha);
  • Parques de estacionamento;
  • Parquímetros e estacionamento de rua;
  • Carregamentos elétricos do automóvel;
  • Abastecimento de combustível em postos aderentes;
  • Drive-thru em farmácias e restaurantes seleccionados;
  • Ferries;
  • Transportes públicos (em breve).

4. Modalidade Mobilidade Leve

Idêntica à modalidade Mobilidade, mas os clientes só pagam a mensalidade (1,75 euros) nos meses em que usufruem dos serviços.

5. Modalidade Pré-Pagamento

Com adesão exclusiva nas estações dos CTT, esta modalidade obriga o utilizador a ter um saldo mínimo de 25 euros, caso adquira um identificador para uma viatura das classes 1 e 5; e um saldo mínimo de 60 euros, para os identificadores das viaturas das classes 2, 3 e 4.

6. Modalidade Via Verde Visitors

Exclusiva para os utilizadores que não vivem em Portugal, esta modalidade tem adesão no site da Via Verde e pagamento da mensalidade apenas nos meses em que o cliente utiliza o serviço. O valor da mensalidade varia entre os 1,25 euros (extrato eletrónico) e 1,75 euros (extrato em papel). Porém, a primeira mensalidade tem sempre um valor de 4,99 euros.

Como aderir à Via Verde?

1.Aceda ao site da Via Verde e clique em Aderir;

2.Escolha a opção que melhor se ajusta às suas necessidades;

3.Preencha os seus dados, incluindo a morada para onde será enviado o identificador;

4.Associe a matrícula do veículo à qual se destina o identificador e confirme o registo;

5.Finalize a adesão através do email que lhe será enviado.

Tome nota!

Antes de começar a utilizar o identificador, deve associá-lo ao cartão de débito cuja conta será utilizada para pagar os seus consumos. Para tal, deve colocar a referência enviada juntamente com o identificador no separador “Viatura e Identificadores”, da sua conta Via Verde. Em seguida, deve utilizar o cartão da conta que escolheu numa caixa de multibanco e selecionar, sucessivamente, as opções “Pagamentos e Outros Serviços”, “Transportes”, “Via Verde” e “Ativação”. Insira a referência do seu identificador e confirme.

Quais as principais vantagens da Via Verde?

A poupança de tempo e a comodidade em utilizar os serviços associados à Via Verde são as duas grandes vantagens desta solução de mobilidade. Além dos serviços detalhados acima, a Via Verde tem ainda uma solução de faturação repartida, que permite dividir o valor de viagens pessoais e profissionais entre os ocupantes da viatura.

Os utilizadores deste serviço têm ainda à disposição um programa de fidelização que lhe proporciona descontos em parceiros.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais