Via verde: quais as principais vantagens e como aderir

Poupar tempo nas portagens, mas também nos parques de estacionamento, bombas de combustíveis ou transportes públicos são algumas das vantagens da Via Verde. Conheça melhor esta solução de mobilidade.
Artigo atualizado a 01-07-2021

Desde 1991 que os portugueses têm à disposição uma tecnologia que permite poupar tempo em viagens particulares e, mais recentemente, em equipamentos de mobilidade, como transportes públicos. Mas também bombas de combustíveis (incluindo uma rede de carregamento de veículos elétricos) ou parques de estacionamento. A Via Verde é uma solução eletrónica baseada num identificador que é colocado no lado interior do para-brisas do carro e cuja principal vantagem é permitir que os condutores não tenham de parar nas portagens. 

Via verde: qual a modalidade certa para mim?

Existem quatro modalidades de adesão. As modalidades Livre, Leve e Compra pressupõem a colocação, no veículo, do identificador cedido pela Via Verde e permitem ao utilizador o acesso aos serviços de autoestradas (pagamento de portagens em Portugal e Espanha), abastecimento de combustível, parques de estacionamento, ferries e em algumas superfícies comerciais. A quarta modalidade, Serviços Digitais, não necessita de identificador e pode ser gerida a partir de um telemóvel com acesso à internet.

Em todas as modalidades, o utilizador necessita de associar um cartão de débito para cuja conta serão feitos, de modo automático, os pagamentos.

1. Modalidade Livre

Ideal para utilizações frequentes, com aluguer do identificador. Nesta opção, o utilizador efetua um pagamento mensal ou anual.

2. Modalidade Leve

Ideal para utilizações ocasionais, com aluguer de identificador. Apesar desta opção ter um custo mensal superior ao da modalidade Livre, o cliente só paga nos meses em que tenha, pelo menos, uma utilização do identificador em qualquer um dos serviços Via Verde.

3. Modalidade Compra

Ideal para utilizações frequentes, com compra do identificador por 35 euros.

4. Serviços Digitais

Ideal para fazer pagamentos, via telemóvel, de parquímetros e viagens em transportes públicos. Para utilizar esta modalidade, o cliente não necessita um identificador. Basta, por isso, ativar esta opção no site da Via Verde, e fazer o download da app Estacionar ou Via Verde Transportes. O utilizador pode fazer toda a gestão dos seus consumos através de um telemóvel com acesso à internet.

Como aderir à Via Verde?

  1. Aceda ao site da Via Verde e clique em Aderir;
  2. Escolha a opção que melhor se ajusta às suas necessidades;
  3. Preencha os seus dados, incluindo a morada para onde será enviado o identificador;
  4. Associe a matrícula do veículo à qual se destina o identificador e confirme o registo;
  5. Finalize a adesão através do email que lhe será enviado.

 

Tome nota!

Antes de começar a utilizar o identificador, deve associá-lo ao cartão de débito cuja conta será utilizada para pagar os seus consumos. Para tal, deve colocar a referência enviada juntamente com o identificador no separador “Viatura e Identificadores”, da sua conta Via Verde. Em seguida, deve utilizar o cartão da conta que escolheu numa caixa de multibanco e selecionar, sucessivamente, as opções “Pagamentos e Outros Serviços”, “Transportes”, “Via Verde” e “Ativação”. Insira a referência do seu identificador e confirme.

Quais as principais vantagens da Via Verde?

A poupança de tempo e a comodidade em utilizar os serviços associados à Via Verde são as duas grandes vantagens desta solução de mobilidade. Além dos serviços detalhados acima, a Via Verde tem ainda uma solução de faturação repartida, que permite dividir o valor de viagens pessoais e profissionais entre os ocupantes da viatura.

Os utilizadores deste serviço têm ainda à disposição um programa de fidelização que lhe proporciona descontos em parceiros.

Ler mais

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais