Guia do IRS: o que é, quem paga e como se calcula

O IRS é visto por muitos contribuintes como um bicho-de-sete-cabeças. Mas não tem de ser necessariamente assim. Conhecer como funciona este imposto pode ajudar a descomplicá-lo.
Artigo atualizado a 09-01-2023

Rendimento coletável, quociente familiar, deduções específicas, escalões de rendimento coletável, deduções à coleta, benefícios fiscais e coleta são os termos mais importantes associados ao IRS. Estes conceitos parecem-lhe estranhos? Neste artigo explicamos tudo o que deve saber sobre o IRS, para pagar o menos possível e evitar conflitos com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

O que é o IRS?

O IRS é a sigla para Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. Por outras palavras, é o imposto que tributa o rendimento dos cidadãos, salvo algumas exceções previstas na lei (ver destaque “Quais os rendimentos não sujeitos a IRS”).

Quanto às suas características, o IRS é:

  • Direto: Incide imediatamente sobre o rendimento e é atribuído diretamente a uma pessoa (contribuinte).
  • De base mundial: Aplica-se à totalidade dos rendimentos dos residentes em Portugal, independentemente do local onde forem obtidos, e ainda sobre os não residentes pelos rendimentos obtidos em Portugal.
  • Pessoal: Tem em conta a situação económica e social do contribuinte e do seu agregado familiar. Por exemplo, o cálculo do imposto é afetado pelo estado civil, número de dependentes, património, grau de deficiência (se existir), entre outros fatores.
  • Periódico: Tem uma natureza anual, uma vez que incide sobre o valor dos rendimentos obtidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, depois de efetuadas as correspondentes deduções e abatimentos.
  • Declarativo: É determinado com base nas informações que constam na declaração de rendimentos – tecnicamente designada por Declaração Modelo 3 – que cada contribuinte tem o dever de entregar anualmente.
  • Progressivo (por escalões): Quanto mais elevado o escalão de rendimento sujeito a imposto, maior a taxa, mas só até um determinado nível (como mostra a tabela indicada no destaque “Como se calcula o imposto”). Ou seja, quem ganha mais, paga uma taxa de imposto superior.

Que rendimentos estão sujeitos a IRS?

O IRS incide sobre praticamente todos os rendimentos, mesmo quando estes provêm de atos ilícitos, como sublinha o artigo 1.º do Código do IRS. Ao todo, são seis as categorias de rendimentos sujeitas a este imposto:

Categoria A

Nesta categoria estão incluídos os rendimentos do trabalho dependente, como vencimentos, gratificações, percentagens, comissões, participações, subsídios ou prémios, indemnizações, etc.

Categoria B

Fazem parte desta categoria os rendimentos empresariais e profissionais. Em causa estão rendimentos gerados pelo exercício de qualquer atividade comercial, industrial, agrícola, silvícola ou pecuária. Entre outros rendimentos, integram-se nesta categoria as importâncias obtidas no exercício, por conta própria, de qualquer atividade de prestação de serviços, incluindo as de carácter científico, artístico ou técnico, independentemente da sua natureza.

Categoria E

Engloba os rendimentos de capitais, incluindo juros de depósitos à ordem ou a prazo e dividendos.

Categoria F

Consideram-se rendimentos prediais as rendas dos prédios rústicos, urbanos e mistos. Esta categoria abrange ainda os rendimentos provenientes da exploração de alojamento local, desde que esta não esteja afeta a uma atividade empresarial.

Categoria G

Aqui enquadram-se os incrementos patrimoniais que não são considerados nas restantes categorias de rendimentos. São eles: mais-valias, indemnizações por danos emergentes não comprovados e por lucros cessantes e indemnizações por danos morais. Consideram-se ainda incrementos patrimoniais as importâncias atribuídas em virtude da assunção de obrigações de não concorrência e acréscimos patrimoniais não justificados.

Categoria H

É constituída pelos rendimentos provenientes de pensões de aposentação ou de reforma, velhice, invalidez ou sobrevivência e ainda de alimentos. Estão igualmente incluídos na categoria H as prestações pagas por companhias de seguros, fundos de pensões, ou outras entidades, no âmbito de regimes complementares de Segurança Social, em razão de contribuições da entidade patronal e que não sejam consideradas rendimentos do trabalho dependente.

Tome nota

O IRS não incide sobre a totalidade dos rendimentos recebidos. O Código do IRS prevê, basicamente, dois tipos de descontos: deduções ao rendimento e deduções à coleta (imposto a pagar).

Que rendimentos não estão sujeitos a IRS?

Há alguns rendimentos que estão livres de IRS. Isso acontece porque são tributados em sede de outros impostos ou por razões de política fiscal. Entre os rendimentos não sujeitos a este imposto estão:

  • Salários e pensões inferiores a 8 500 euros;
  • Subsídio de desemprego;
  • Baixa médica;
  • Abono de família;
  • Prémios em jogos sociais;
  • Prémios literários, artísticos e científicos;
  • Prémios e bolsas atribuídos a praticantes de desportos de alta competição;
  • Subsídio de alimentação e ajudas de custo até determinados valores;
  • Indemnizações devidas em consequência de lesão corporal, doença ou morte.

Como se calcula o imposto?

De uma forma simplificada, para calcular o IRS devem seguir-se os seguintes passos:

Passo 1

Somar os rendimentos brutos obtidos no ano anterior (antes das retenções na fonte e dos descontos para a Segurança Social).

Passo 2

Subtrair ao rendimento bruto total as deduções específicas. Obtém-se, assim, o rendimento coletável. Note-se que cada categoria de rendimentos tem associadas determinadas deduções específicas, que correspondem aos custos necessários à obtenção do rendimento.

Passo 3

Dividir o rendimento coletável pelo quociente familiar (1 para os contribuintes não casados e casais tributados separadamente e 2 para casais tributados em conjunto). É o resultado desta divisão – o chamado rendimento coletável corrigido – que vai definir o escalão e a taxa de imposto.

Passo 4

Multiplicar a taxa de imposto pelo rendimento coletável corrigido e subtrair ao resultado da multiplicação a parcela a abater correspondente à taxa. Esta é a forma mais simples de aplicar a taxa. Para utilizar este método é necessário consultar a tabela prática do IRS do ano a que diz respeito o imposto. A AT não disponibiliza esta tabela no Portal das Finanças, mas é possível encontrá-la, sem grande esforço, na Internet.

Passo 5

Multiplicar o resultado anterior pelo quociente familiar. O resultado é a coleta.

Passo 6

Abater à coleta as deduções previstas no Código do IRS e os adiantamentos de imposto (retenções na fonte de IRS, por exemplo).

Se a diferença for positiva, significa que ainda há imposto a pagar. Pelo contrário, se for negativa, quer dizer que há direito a reembolso.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Impostos , IRS

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Voltar à página de Descontos

Serviços funerários da Servilusa. Apoio compassivo em momentos difíceis. Cuidamos de tudo com dignidade e respeito há décadas.

Descontos

Oferta de uma coroa de flores personalizada

Em nome da Associação Montepio

7,5% de desconto

Na subscrição do Plano Funeral em Vida

12,5% de desconto

  • Plano Funerário: prestação de serviços (organização técnica, auto fúnebre e veículos para o serviço, pessoal) e vendas (urna com adereços)
  • Serviço de florista, artigos religiosos, exumações, manutenção e limpeza de jazigos e sepulturas

Como usufruir dos descontos?

Em loja fisica

Número Telefone Nacional 24 horas:  800 204 222

Apresente sempre o seu Cartão de Associado nos Pontos de Desconto

Condições de utilização

Não cumulativo com outros descontos.

Condições sujeitas a confirmação prévia junto do parceiro.

Servilusa - Agências Funerárias
Distrito
Aveiro
Coimbra
Faro
Lisboa
Portalegre
Porto
Setúbal
Évora
Lista
Mapa
66 resultados
Agência Funerárias Nossa Senhora da Ajuda
Rua 20, n.º 918 4500-266 Espinho
Agência Funerárias Aveiro - Centro
Rua Alberto Soares Machado nº63 3800-146 Aveiro
Agência Funerárias Capela
Rua Vicente Almeida Eça, nº39 - Esgueira 3800–276 Aveiro
Agência Funerárias Adelino Martins
R. Augusto Marques Bom, lote 5, loja 3 3030-218 Coimbra
Agência Funerárias Faria-Buarcos
Travessa Major Soares Correia nº 1 3080-315 Buarcos
Agência Funerárias Faria Figueira da Foz
Rua Dr. José Jardim nº 7 3080–066 Figueira da Foz
Agência Funerárias Alto São João Coimbra
Avenida Armando Gonçalves,Lt.16 - Celas 3000-059 Coimbra
Agência Funerárias Dias - Faro
Rua Primeiro de Maio , 6-B 8000-411 Faro
Agência Funerárias Silves
Rua Candido dos Reis,Bloco C, R/C Esquerdo - Loja D 8300–126 Silves
Agência Funerárias Victor - Quarteira
Rua 25 de Abril ,nº 105 A 8125-172 Quarteira
Agência Funerárias Olhão
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro B1, Loja 1 8700-313 Olhão
Agência Funerárias Albufeira
Rua Pedro Álvares Cabral, Cerro da Alagoa, Lote 3 8200-169 Albufeira
Agência Funerárias São Brás de Alportel
Rua Gago Coutinho n.º 64 8150-151 São Brás de Alportel
Agência Funerárias Dias - Estoi
Largo da Liberdade ,nº1 A 2 R/C Esq. 8005-450 Estoi
Agência Funerárias Coelho-Lagoa
Praça da República nº6 e Travessa Dr. João Grade, nº10 8400-305 Lagoa
Agência Funerárias Coelho - Alameda
Avenida São João de Deus , 14 C 8500-509 Portimão
Agência Funerárias Oeiras
Rua Cândido dos Reis, nº 57 / 58 2780-213 Oeiras
Agência Funerárias Loures
Rua da Republica , nº 49 - R/C 2670-473 Loures
Agência Funerárias Alto São João
Rua Morais Soares, nº 3 A 1900 - 339 Lisboa
Agência Funerárias Agnus Dei
R.de Cascais nº208 2645 -036 Cascais
Agência Funerárias Algueirão-Mem Martins
Avenida Chaby Pinheiro n.º 30-A 2725-264 Mem Martins
Agência Funerárias Baptista
Calçada da Tapada, nº 20 1300-549 Lisboa
Agência Funerárias Magno
Rua Luís de Camões, nº 1 2775-235 Parede
Agência Funerárias Magno Alvalade
Largo Frei Heitor Pinto, nº 2 B 1700-204 Alvalade
Agência Funerárias Magno Benfica
Estrada de Benfica, nº 757 - B 1500-089 Lisboa
Agência Funerárias Magno
Rua de Alvide, nº 63 A 2750-291 Cascais
Agência Funerárias Matias (Moscavide)
Av.de Moscavide, nº 62 A 1885-062 Moscavide
Agência Funerárias Matias
Avenida D. Dinis, nº 82 E 2675-329 Odivelas
Agência Funerárias Melo - Cacém
Rua Marquês de Pombal, nº 2 2735-312 Cacém
Agência Funerárias Comércio e Serviçosl de Santa Iria
Rua de Angola n.º 26 – A 2690-344 Santa Iria de Azoia
Agência Funerárias Magno - Sete Rios (IPO)
Rua Professor Lima Basto, nº83 A 1070-210 São Domingos de Benfica
Agência Funerárias Lusa
Alameda das Linhas de Torres, n.º106 - A 1750-157 Lisboa
Agência Funerárias Póvoa
Travessa da Palmeira, n.º1 2620-157 Póvoa de Santo Adrião
Agência Funerárias Central de Queijas
Jardim Cesário Verde, n.º 3 2790-327 Queijas
Agência Funerárias Funerárias Algés
Avenida Dos Bombeiros Voluntários de Algés, loja 11 1495-024 Algés
Agência Funerárias Matias & Ferreira
Rua José Afonso n.º 4 Loja B 2745-136 Queluz
Agência Funerárias Telheiras
Rua Poeta do Bocage n.º 22 C 1600-581 Lisboa
Agência Funerárias São Domingos de Rana
Largo de São Domingos de Rana, nº232 A 2785- 708 São Domingos de Rana
Agência Serra das Minas - Rio de Mouro
Avenida Padre Alberto Neto Nº9 A  2635-346 Rio de Mouro
Agência Serra das Minas
Avenida João de Deus Nº 51 B 2635-427 Rio de Mouro
Agência Funerárias Matias & Ferreira
Rua Luís Cristino da Silva, Lt239 - Loja C 1950-178 Lisboa
Agência Funerárias Campo Maior
Rua da Misericórdia, nº 13 e 13A 7370-044 Campo Maior
Agência Funerárias Elvas
Rua Olivença, nº 9 r/c 7350-075 Elvas
Agência Funerárias Maia
Avenida Visconde de Barreiros 4470-136 Maia
Agência Funerárias Leça da Palmeira
Avenida Doutor Fernando Aroso n.º 690 4450-663 Matosinhos
Agência Funerárias Pátria
Rua Doutor Barbosa de Castro, n.º 112 4050-091 Porto
Agência Funerárias Antas
Rua Professor Bento Jesus Caraça, nº 40 4200-128 Porto
Agência Funerárias Paula Valbom
Rua Escola Dramática, nº 489 4420-443 Valbom
Agência Funerárias Ermesinde
Rua Jóse Joaquim Ribeiro Teles,nº546 4445-524 Porto
Agência Funerárias Placo - Mafamude
Rua Raimundo de Carvalho, nº 159 e nº 163 4430-186 Vila Nova de Gaia
Agência Funerárias Central de Valongo
Rua Sousa Paupério, n.º 176 4440-697 Valongo
Agência Funerárias Placo - Gaia
Rua do Corvo, nº639 Arcozelo 4410-439 Vila Nova de Gaia
Agência Funerárias Portuense
Rua Sta. Catarina, nº 438 Sto. Ildefonso 4000-444 Porto
Agência Funerárias Foz
Rua do Molhe,nº6 - R/C 4150-498 Porto
Agência Funerárias Fernão Magalhães - Paranhos
Rua Vale Formoso, n.º 13 4200-511 Porto
Agência Funerárias Fernão Magalhães - Campanhã
Rua Padre António Vieira 200 4300-030 Porto
Agência Funerárias Avenida Fernão Magalhães - Bonfim
Avenida Fernão de Magalhães 557 4300-191 Porto
Agência Funerárias Setúbal
Avenida Bento Gonçalves, Shopping Aranguês, Loja 39-A 2910-433 Setúbal
Agência Funerárias Salgado
Av. Afonso Henriques, nº 12 2800-009 Almada
Agência Funerárias Borges
Rua Cooperativa Piedense, nº 59 2805-126 Almada
Agência Funerárias Feijó
Rua Dr.António Elvas , nº47 A 2810-167 Feijó
Agência Funerárias Azeitonense
Rua da Serração n.º 116-Lj B 2925-282 Azeitão
Agência Funerárias Azeitonense - VN
Rua José Augusto Coelho n.º 111-113 , Vila Nogueira de Azeitão 2925-542 Azeitão
Agência Funerárias Santos & Filho
Rua Camilo Castelo Branco n.º 169-C 2910-450 Setúbal
Agência Funerárias Matos & Rodrigues
Rua Nuno Tristão , nº 1C 2830-095 Barreiro
Agência Funerárias Pestana
Rua do Valasco, nº 21 e 23 (frente à Igreja do Hosp.) 7000-878 Évora