Modalidades mutualistas: o que as distingue 

Nos produtos mutualistas, a poupança é rentabilizada durante o período de tempo em que a subscrição estiver ativa. Tudo isto pensando nas poupanças a longo prazo.
Artigo atualizado a 26-10-2017

ADN das modalidades mutualistas

Valores

Os pilares das modalidades mutualistas baseiam-se na liberdade, democraticidade, independência e solidariedade. A responsabilidade social e a ética corporativa estão igualmente presentes na ligação da Associação Mutualista Montepio com o mundo.

Lógica de entreajuda

Se o mutualismo diferencia a Associação Mutualista Montepio, as modalidades mutualistas dão-lhe corpo. Os produtos mutualistas de proteção e poupança materializam a lógica de entreajuda dos associados. Com as suas entregas, programadas ou não programadas, e quotas, vão constituindo um valor acumulado, para benefício próprio ou de terceiros, consoante a modalidade mutualista escolhida, e que poderá ser pago de uma só vez, em tranches, na forma de pensão vitalícia ou utilizado na constituição de uma renda temporária ou vitalícia.

Garantia de valorização

Outra característica fundamental nos modalidades mutualistas é a garantia de uma valorização. Ou seja, a certeza de que, no final do prazo da modalidade, o capital poupado foi acrescido de um rendimento igualmente garantido. Tudo a pensar na reforma, num plano de futuro ou num azar que ocorre na vida e que pode não estar apenas ligado ao Associado. As modalidades mutualistas destinam-se a criar uma proteção financeira para o Associado ou para os seus beneficiários, como a família.

A ideia é simples: a Associação Mutualista Montepio gere a poupança e rentabiliza-a. Isto desde que o Associado mantenha o vínculo associativo durante o período de tempo em que a subscrição esteja ativa.

Pensar a longo prazo

As modalidades mutualistas têm, à semelhança dos produtos financeiros, um custo para quem não quer pensar a longo prazo. Por isso, quem subscreve soluções mutualistas deverá cumprir o prazo acordado. Resgatar a poupança mais cedo traduzir-se-á em penalização, perda de rendimento.

Condição

Para subscrever uma modalidade mutualista do Montepio tem que se tornar Associado. E, para tal, assegurar o pagamento de uma joia inicial e da quota mensal associativa. O montante da sua poupança, quota da modalidade, pode ser fixado à partida, concretizando-se em poupanças regulares programadas, ou ser entregue de modo não programado. Além disso, e desde que possível, as modalidades mutualistas de poupança e proteção permitem partilhar com os outros associados subscritores da mesma modalidade o que resulta da sua gestão corrente.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais