Simulador de pensões: saiba quanto receberá de reforma

Está prestes a atingir a idade legal da reforma, pondera aposentar-se antecipadamente ou pretende prolongar a vida ativa? Saiba quanto receberá de reforma com o simulador de pensões da Segurança Social Direta.
Artigo atualizado a 21-12-2022

O simulador de pensões da Segurança Social Direta indica-lhe quanto receberá de pensão ao reformar-se por velhice ou invalidez. Esta informação poderá ajudá-lo a tomar decisões sobre a sua vida profissional e a sua carreira contributiva. Além disso, também permite decidir sobre o momento da aposentação tendo em conta as penalizações ou bonificações previstas na lei.

Continue a ler este artigo e saiba como simular, passo a passo, a sua pensão futura.

O que é necessário para utilizar o simulador de pensões?

Para aceder ao simulador de pensões, tem de estar registado na Segurança Social Direta. Uma vez registado, pode autenticar-se na plataforma inserindo o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a respetiva palavra-passe. Em alternativa, pode aceder à Segurança Social Direta através da sua Chave Móvel Digital ou do seu Cartão de Cidadão.

Quem pode simular?

O simulador de pensões destina-se apenas aos trabalhadores com descontos para a Segurança Social e uma carreira contributiva de, pelo menos, 15 anos.

Que simulações se podem efetuar?

Estão disponíveis duas opções: simulação automática e simulação à medida. O simulador contempla as pensões do regime geral e as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade. Os outros regimes especiais de antecipação da idade de acesso à reforma não estão previstos.

Simulação automática

A simulação automática, disponível para a pensão de velhice do regime geral, permite conhecer o valor bruto estimado da pensão. Este cálculo é obtido com base nos salários existentes na Segurança Social e em projeções dos salários futuros (assumindo uma inflação de 0,5% ao ano e um crescimento real dos salários igualmente de 0,5% ao ano).

Esta opção de simulação indica, também, a idade estimada da reforma. No entanto, pode escolher outra data para a reforma, ficando assim a saber a penalização ou a bonificação associada.

Simulação à medida

A simulação à medida do simulador de pensões aplica-se à pensão de velhice e à pensão de invalidez (relativa ou absoluta). Nesta opção, pode alterar a informação que lhe é automaticamente fornecida, como por exemplo, os dados sobre a sua carreira contributiva, a taxa de crescimento dos salários ou a taxa de inflação.

É possível, ainda, escolher outras opções, como a reforma por antecipação por desemprego involuntário de longa duração.

Contagem dos anos de salários

Nas simulações (automática ou à medida) do simulador de pensões, a contagem dos anos de salários é efetuada da seguinte forma:

  • Até 31 de dezembro de 1993 – um dia de salário conta como 1 ano.
  • Após 1 de janeiro de 1994 – um ano com salários durante 120 dias, seguidos ou não, conta como 1 ano.

Os anos com menos de 120 dias de salários podem ser agrupados até completar os 120 dias. Se um ano ou um agrupamento de anos ultrapassar os 120 dias, os restantes dias já não são considerados para a contagem de outro ano.

Os valores do simulador de pensões são garantidos?

Não. Os valores devolvidos pelo simulador (valor estimado da pensão, idade legal da reforma, bonificações e penalizações) não são vinculativos. Isto é, não constituem um direito. As simulações são meramente indicativas, pois têm por base estimativas sobre a evolução dos salários e da inflação.

Como simular a pensão de velhice?

Para saber o valor bruto da sua pensão futura e quando poderá reformar-se siga os passos indicados abaixo.

Passo 1

Aceda ao portal da Segurança Social e clique no link da Segurança Social Direta. Para entrar nesta plataforma, insira o seu NISS e a palavra-passe. O acesso pode, ainda, ser efetuado através da Chave Móvel Digital ou do Cartão de Cidadão (é necessário um leitor de cartões).

Passo 2

No menu da página da Segurança Social Direta, selecione “Pensões” e depois “Simulador de Pensões”.

Passo 3

Escolha entre as duas modalidades de simulação disponíveis: simulação automática (ver passo 4) ou simulação à medida (ver passos 5 a 10).

Passo 4

Clique em “Efetuar simulação automática”. Imediatamente, ficará a saber a idade prevista para a sua reforma e o valor bruto estimado da sua pensão de velhice à data de hoje (isto é, sem aplicação da taxa de inflação) e no momento da reforma.

Para ficar a conhecer quais os salários que estiveram na base da simulação, clique em “Obter os salários que contaram para esta simulação”.

Pode, ainda, simular a sua pensão de velhice, numa data escolhida por si. Para tal, na área “O que pode esperar se simular noutra data”, clique em “Mais informação”. Depois, indique a data em que pretende reformar-se e clique em “Simular”. Ficará a saber o valor bruto estimado da sua pensão e a penalização ou bonificação associada.

Passo 5

Para efetuar a simulação à medida no simulador de pensões, clique em “Escolher simulação” e selecione a opção “Pensão de velhice”.

Passo 6

Indique a data em que pretende aposentar-se e clique em “Prosseguir”.

Passo 7

Acrescente informação adicional, respondendo “Sim” ou “Não” às seguintes questões:

  • “Recebe/Prevê receber outras pensões?”
  • “Antecipação por desemprego de longa duração?”
  • “Exerce(u) atividades com limite de 65 anos?”

Passo 8

Clique em “Passo seguinte: Salários”.

Passo 9

Nesta etapa, pode alterar os valores dos seus salários, adicionar anos em falta e mudar as taxas aplicadas aos salários.

Passo 10

Para concluir a simulação, clique em “Passo seguinte: Resultado de simulação”.

 

Os valores devolvidos pelo simulador de pensões ficaram aquém do que considera necessário para manter o seu nível de vida quando passar à reforma? A solução passa por constituir um complemento à pensão de velhice paga pelo Estado. Quanto mais cedo começar, maior será o valor amealhado e menor o esforço de poupança.

A solução (certa) para a sua reforma

A modalidade mutualista Montepio Poupança Reforma permite-lhe gozar a aposentação com segurança financeira. Para subscrever, basta ser Associado.

Outro dos benefícios da modalidade Montepio Poupança Reforma é a sua equiparação ao regime fiscal dos Planos Poupança-Reforma (PPR). Assim, as contribuições são passíveis de dedução à coleta de IRS, pela categoria E. Preparado para começar?

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Reforma , Segurança Social

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais