Dia do Voluntariado corporativo do Montepio com novo formato

Está prestes a realizar-se a 6ª edição do Dia do Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio que, este ano, tem um modelo diferente.
Artigo atualizado a 24-05-2018

No entanto, este ano há novidades. Joaquim Caetano, Técnico do Gabinete de Responsabilidade Social da Associação Mutualista Montepio, explica: “A grande diferença é que deixamos de trabalhar com instituições para passarmos a trabalhar em função das necessidades da comunidade, com a comunidade e para a comunidade”. Segundo o responsável, a aprendizagem realizada no Bairro da Liberdade/Serafina (Prémio Voluntariado Jovem), em Campolide, foi a base do novo paradigma e ajudou a criar o novo formato: o PIS – Projetos de Intervenção Social.

Na prática, à semelhança do que aconteceu com o Prémio Voluntariado Jovem, em vez de pré-definir instituições para ajudar ou focar em determinado problema, define-se uma comunidade e apuram-se as suas necessidades.

O que se entende por “comunidade”?

“A Comunidade é muito mais que um parceiro isolado, é um conjunto de parceiros, de cariz privado ou público, como, por exemplo, as juntas de freguesias e as forças de segurança locais”, explica Joaquim Caetano, para quem o objetivo é que os parceiros locais criem um movimento cívico e que o Grupo Montepio se torne mais um parceiro social, igual a todos os outros atores que atuam na comunidade, em prol das pessoas.

Onde se vão realizar os Projetos de Intervenção Social?

No Porto, o PIS realiza-se em parceria com o Centro Social do Soutelo. Enquanto isso, em Lisboa, está prevista a realização de sete PIS. A saber:

  • Bairro Serafina/Liberdade, com a Agrupamento de escolas Marquesa de Alorna, EB1 Querubim Lapa, Escuteiros, SCML, Centro Multicultural, Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso, PSP, Liberdade Atlético Clube, Camposaz, Externato Educação Popular, Centro Social e Paroquial São Vicente Paulo, ADM Estrela e Junta de Freguesia;
  • Bairro Lapa, com o Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais e com o Teatro Lupa;
  • Alta de Lisboa, com o Clip;
  • Queluz, com a AMP – Associação de Moradores do Pendão;
  • Baixa Lisboa, com a Associação Mais Proximidade, Melhor Vida;
  • Alcântara, com o CCR – Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro de Rio –Seco, com o Teatro Umano e com Associação Arvore da Montanha;
  • Bairro Padre Cruz, com a Associação Crescer a Cores.

“Ao mesmo tempo mantemos as parcerias com as outras entidades que sempre nos receberam de braços abertos, para trabalharmos em conjunto”, prossegue Joaquim Caetano.

Dia do Voluntariado corporativo bate recordes

“Estamos conscientes do passo que procuramos dar, expectantes do nosso caminho, mas, acima de tudo, confiantes que o trabalho que desenvolvemos são marcas duradoiras na defesa do prestígio e da notoriedade que o Grupo Montepio tem”, prossegue o responsável.

Este ano a iniciativa ultrapassou expetativas, reunindo o mais elevado número de inscrições: mais de 600 colaboradores-voluntários participarão na 6ª edição do Dia do Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio. “Excelente notícias para os voluntários, instituições, beneficiários diretos e indiretos”, conclui Joaquim Caetano.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Voluntariado

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais