Évora recebeu Escola de Verão de Voluntariado

Durante dois dias, Évora foi palco da Escola de Verão de Voluntariado. Conheça alguns dos temas debatidos nos workshops, conferências e sessões de partilha.
Artigo atualizado a 12-07-2018

As políticas públicas para a promoção do voluntariado e o voluntariado no terceiro setor foram dois dos temas abordados no primeiro dia. A primeira conferência, intitulada “Que políticas públicas para a promoção do voluntariado?”, foi moderada por Maria Manuel Serrano, da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora e contou com a presença de Carla Ventura, Vice-Presidente da Cases, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), João Teixeira, Vice-Presidente do Centro Europeu de Voluntariado e Susana Queiroga, Vice-Presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado. Neste painel foram debatidas a questões macro sobre a atualização da legislação em vigor, com particular enfoque na idade dos jovens para a prática do voluntariado, a qualificação e reconhecimento das práticas do voluntariado, nomeadamente do voluntariado de competências e a certificação da qualidade em gestão de programas de voluntariado, tendo sido referenciada a importância do Selo de Qualidade em Gestão de programas de Voluntariado Join4Change, da Confederação Portuguesa de Voluntariado.

A segunda conferência, intitulada “Voluntariado no Terceiro Setor”, teve como moderador António Padeirinha, responsável pela Divisão de Desenvolvimento Social e Humano da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, entidade promotora do Banco Local de Voluntariado de Viana do Alentejo e como principal interveniente Jesus Gumiel, Presidente da Plataforma de Voluntariado da Extremadura.

A parte da tarde iniciou-se com uma apresentação, sob a temática: “Ser Voluntário: da teoria à prática”, com a moderação de Nídia Massano, Radialista, que procurou demonstrar exemplos de boas práticas promovidas pelas seguintes instituições:Filipa Balroa, Associação Amato Lusitano;

  • Filipa Balroa, Associação Amato Lusitano;
  • Filipa Neves, Universidade de Évora;
  • Maria do Carmo Silva, Comunidade Vida e Paz;
  • Matheus Power Araujo, Fundação Eugénio de Almeida;
  • Custódia Falcão, Grupo de Apoio de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Seguiu-se um conjunto de sessões paralelas, onde foram debatidos tópicos relacionados  com a gestão de bancos locais de voluntariado, voluntariado inclusivo, autocuidados em voluntariado e comunicação em voluntariado.

O dia terminou com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Évora, seguida de Visita Guiada ao Paço de São Miguel, jantar convívio que reuniu os participantes nos trabalho e um mini-concerto com a atuação do artista Nuno Rainha.

O dia seguinte iniciou-se com um Trendy Volunteering Experiences, moderado por Ana Soeiro, responsável pelo Programa de Voluntariado da Cáritas Diocesana de Beja, onde foram apresentados alguns projetos: “Tu eres la pieza que falta en el voluntariado”, por Lola Dorado Calasanz, presidente da plataforma de voluntariado de Mérida, e o projeto “Histórias contadas, sorrisos partilhados”, por Fátima Bento, da Câmara Municipal de Faro, e Alda Martins, da plataforma Saúde em Diálogo. Seguiu-se o “Voluntariado Helpo”, por Fátima Falua e, por fim, a “Brigada do Mar”, de Simão Acciaioli.

A Escola de Verão culminou com a conferência: “A importância dos laços sociais na nossa vida”, que contou com a participação de Maria Luísa Pedroso de Lima, psicóloga e professora catedrática no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e foi moderado por António Varela, Coordenador da Área Família e Comunidade de Cáritas Arquidocesana de Évora.

A investigadora referiu a importância dos laços sociais na nossa vida e o quanto vazio se torna a relação das pessoas, tendo por base as redes sociais. Apresentou igualmente o conceito do: Mix Psicológico perfeito do Voluntariado, constituído pelas seguintes variáveis: Autonomia (somos nós que decidimos); competência (sentimo-nos bem connosco); ligação (proximidade dos outros); significado (fazemos parte de algo mais do que nós).

O Encerramento foi feito por Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da Fundação Eugénio de Almeida.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Voluntariado

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais