Fotogaleria: Prémio Voluntariado Jovem em imagens

“Olhar, refletir, planear e agir” foi o mote da 9ª edição do Prémio Voluntariado Jovem, uma iniciativa da Fundação Montepio que tem como objetivo promover o voluntariado entre a camada mais jovem da população. O projeto da ACAPO levou o prémio, mas todas as equipas estão de parabéns.
Artigo atualizado a 19-04-2021

A organização esteve a cargo do Instituto Madre Matilde, vencedor da 8ª edição, e a ação teve lugar no Centro Ocupacional da Lapa, na Póvoa de Varzim, nos dias 22 e 23 de novembro.

Durante dois dias, quatro equipas constituídas por jovens criaram projetos de voluntariado que responderam a um problema social identificado. As associações convidadas foram a Lar Mãe de Deus, dos Açores, a Associação Chão dos Meninos, de Évora, a ADM Estrela, da Guarda e a ACAPO, de Lisboa. Veja alguns dos momentos da iniciativa.

A ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, foi a vencedora da 9ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio. O projeto desenvolvido por Eduardo, Filipa e Denilson chama-se “Lapa na Rede”. Trata-se de um canal de YouTube que reúne os utentes do Centro Ocupacional da Lapa e aproxima-os de gerações mais novas.

A Associação Chão dos Meninos, de Évora, pensou numa forma de apoiar os idosos, com serviços ao domicílio e ajuda nos transportes. Chamou-lhe “Reciprotempo”.

Da Guarda, a ADM Estrela concebeu o documentário “Navegar no Passado”, que junta este género de filme com a reconstituição de tradições e histórias.

O Lar Mãe de Deus trouxe dos Açores o projeto “Mãos na Terra”. A ideia tem como pano de fundo uma horta biológica construída numa estufa, dentro de uma escola local.

Entre o trabalho de campo, diagnóstico, conceção de um projeto e sua apresentação, houve muita diversão, emoção e, principalmente, boas ideias.

 

 

 

 

 

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Prémios , Voluntariado

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais