Natal solidário: 9 presentes que ajudam quem precisa

E se, este ano, juntasse o útil ao agradável? Reunimos oito ideias de presentes solidários, que ajudam que necessita.
Artigo atualizado a 03-12-2019

Entre no verdadeiro espírito de Natal e ajude uma organização social, através da compra de um presente solidário ou da contribuição para uma causa. Aqui ficam algumas ideias para ter um Natal solidário.

9 ideias para um natal solidário

1. XMAS Times – Mercado de Natal da Cruz Vermelha Portuguesa

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, o Mercado de Natal da Cruz Vermelha Portuguesa vai estar no Estúdio Time Out. Uma boa opção para quem quer comprar presentes únicos, criados e produzidos por portugueses, e, ainda, contribuir para a angariação de fundos para a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, de Lisboa.

Aqui pode encontrar produtos de moda, design, gourmet, jogos, livros, decoração, brinquedos, entre outros. O bilhete de entrada custa 2 euros e tem um desconto de 1 euro, dedutível em compras de valor igual ou superior a 10 euros.

2. Natal dos Animais – Mercado Solidário

No dia 7 de dezembro, o Mercado do Forno do Tijolo, em Arroios (Lisboa), recebe o Natal dos Animais – mercado solidário, uma iniciativa da Provedoria dos Animais de Lisboa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Arroios. O objetivo é apoiar associações e movimentos de proteção animal com atuação no concelho de Lisboa.

Entre outras atividades, aqui poderá adquirir pequenas lembranças para oferecer como presente de Natal. Algumas das associações que vão participar neste certame são a ANIMAL, Animais de Rua, Animalife, Anonimais, Dignidade Animal, Kausa Animal, Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, Sociedade Protetora dos Animais, União Zoófila, entre outras.

3. Urban Market – Xmas Edition

Se está pela zona do Porto, não deixe de ir ao Urban Market • XMAS edition, que vai acontecer entre os dias 19 e 23 de dezembro, no Ateneu Comercial do Porto. Trata-se de um mercado de designers e criadores nacionais, inteiramente dedicados à quadra do Natal.

Ao fazer as compras neste mercado está a apoiar a Ambulance for Hearts, um projeto social que tem como objetivo comprar uma carrinha, enchê-la de produtos (maioritariamente leite de substituição materno do tipo 1, 2 e 3) e doá-la à Casa da Mamé Ussai, uma casa que acolhe crianças, que fica em Catió, uma cidade na Guiné-Bissau.

4. Mercado Solidário de Natal U. Porto

Entre os dias 10 e 20 de dezembro, a Universidade do Porto vai organizar, no Palácio de Cristal, um Mercado Solidário, onde mais de 30 instituições de solidariedade e voluntariado vão dar a conhecer o seu trabalho de apoio social e recolher fundos e bens para as suas atividades.

Aproveite para fazer as suas compras de Natal e apoiar estas associações, que estão todo o ano no terreno a ajudar que precisa. As receitas das compras revertem integralmente para as instituições participantes. Saiba ainda que se aproveitar para almoçar neste recinto, uma parte do valor pago pela refeição (5 euros) irá reverter para a Plataforma de Apoio aos Refugiados.

6. Venda de Cabazes Biológicos

Este Natal, apoie a Comunidade Vida e Paz através da compra de um cabaz de alimentos frescos biológicos. O cabaz pode ser adquirido online e posteriormente recolhido na sede da Comunidade Vida e Paz, em Lisboa. Custa 10 euros, o cabaz contém apenas produtos de agricultura biológica, da época, produzido pelos utentes em processo de recuperação. Através deste projeto, a instituição procura dotar os utentes de competências profissionais e sociais essenciais para reconstruírem uma nova vida.

A Comunidade Vida e Paz é uma instituição que apoia e acolhe pessoas sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.

7. Apoiar uma menina moçambicana

E se, em vez de oferecer um presente tradicional, pensasse em algo que fizesse a diferença na vida de uma menina em moçambique? Ao comprar um dos cartões da Girl Move está a contribuir para o futuro de uma Mwarusi – meninas entre os 12 e os 15 anos, residentes em Bairros vulneráveis de Nampula – e a garantir que uma dessas 1 000 meninas progrida na escola e construa um plano de vida.

À sua escolha tem quatro cartões. Três dos quais custam cinco euros – que contribuem para que uma Mwarusi aprenda os seus direitos, a poupar e a ser mais saudável. O quarto cartão custa 25 euros, mas contribui para a educação de uma Mwarusi durante um ano. A Girl Move Academy é um projeto que quer inverter o ciclo de pobreza entre as mulheres moçambicanas. Saiba mais aqui.

8. Compra de sabonetes

O projeto “Sabão com Arte”, promovido pelo Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC), de Coimbra, tem como principal criar postos de trabalho para jovens adultos provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos.

Ao comprar um produto destes, além de ajudar a capacitar de jovens provenientes de contextos vulneráveis, está a promover um negócio social de fabrico e comercialização de um sabão artesanal, inspirado na história e cultura da cidade de Coimbra. Estes sabonetes podem ser adquiridos na loja, que fica na Rua Couraça dos Apostos, nº 3.

9. Cerâmica feita por reclusos

A Solo Ceramic, uma marca de peças de cerâmica feitas à mão, juntou-se à APAC Portugal – Associação de Proteção e Apoio ao Condenado, para conceber este projeto inovador: instalar uma oficina na prisão de Caxias e dar formação a alguns reclusos. Desta iniciativa nasceu a coleção A Origem, totalmente produzida na prisão e pelas mãos de quatro reclusos, que foram formados e empregados pela Solo.

Se quer contribuir, veja aqui o catálogo e escolha a peça que gostaria de oferecer neste Natal.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais