< Voltar à página de Economia Social

Natal solidário: 8 presentes que ajudam quem precisa

E se, este ano, juntasse o útil ao agradável? Reunimos oito ideias de presentes solidários, que ajudam que necessita.

Entre no verdadeiro espírito de Natal e ajude uma organização social, através da compra de um presente solidário ou da contribuição para uma causa. Aqui ficam algumas ideias para ter um Natal solidário.

8 ideias para um natal solidário

1. Venda de Natal de 2018 da Alzheimer Portugal

Aproveite a Venda de Natal de 2018 da Alzheimer Portugal, que se realiza no Mercado de Alvalade, em Lisboa. Nesta venda pode encontrar vários tipos de artigos, como bijutaria, artigos de decoração, artesanato ou obras de arte.

As verbas angariadas revertem a favor do Programa “Apoio na Incontinência”, um projeto que oferece apoio aos associados para a obtenção de materiais para a incontinência. Desta forma, pode comprar presentes para oferecer e contribuir para um Natal solidário.

2. Tenda de Natal para ajudar crianças

A Associação Novo Futuro, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, vai organizar uma feira na qual venderá artigos cujas receitas irão reverter para a IPSS. A Tenda da Venda de Natal irá realizar-se no dia 16 de dezembro, entre as 11 e as 17 horas, na Avenida da Liberdade.

A Associação Novo Futuro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como tarefa principal providenciar, nas suas oito Casas de Acolhimento Residencial, cuidados físicos, emocionais e sociais a 73 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, privados de meio familiar seguro.

3. Mealheiro da Associação Mais Proximidade Melhor Vida

Se estiver pela zona do Chiado, em Lisboa, entre os dias 8 e 24 dezembro, passe na Fnac. A Associação Mais Proximidade Melhor Futuro (AMPMV) tem um espaço para divulgação e angariação de fundos. Nessa banca, os voluntários estão a realizar embrulhos de presentes adquiridos nessa loja, a distribuir material informativo e a sensibilizar os visitantes para apoiar a instituição. Se quiser contribuir, pode realizar um donativo no mealheiro que está na banca.

A AMPMV é uma instituição que pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população idosa residente na Baixa–Chiado e Mouraria, através de dinâmicas que permitam vencer a solidão e o isolamento.

4. Venda de Cabazes Biológicos

Este Natal, apoie a Comunidade Vida e Paz através da compra de um cabaz de alimentos frescos biológicos. O cabaz pode ser adquirido online e posteriormente recolhido na sede da Comunidade Vida e Paz, em Lisboa. Custa 10 euros, o cabaz contém apenas produtos de agricultura biológica, da época, produzido pelos utentes em processo de recuperação. Através deste projeto, a instituição procura dotar os utentes de competências profissionais e sociais essenciais para reconstruírem uma nova vida.

A Comunidade Vida e Paz é uma instituição que apoia e acolhe pessoas sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.

5. Apoiar uma menina moçambicana

E se, em vez de oferecer um presente tradicional, pensasse em algo que fizesse a diferença na vida de uma menina em moçambique? Ao comprar um dos cartões da Girl Move está a contribuir para o futuro de uma Mwarusi – meninas entre os 12 e os 15 anos, residentes em Bairros vulneráveis de Nampula – e a garantir que uma dessas 1 000 meninas progrida na escola e construa um plano de vida.

À sua escolha tem quatro cartões. Três dos quais custam cinco euros – que contribuem para que uma Mwarusi aprenda os seus direitos, a poupar e a ser mais saudável. O quarto cartão custa 25 euros, mas contribui para a educação de uma Mwarusi durante um ano. A Girl Move Academy é um projeto que quer inverter o ciclo de pobreza entre as mulheres moçambicanas. Saiba mais aqui.

6. Dávinte – um Código de barras solidário

A Associação Corações com Coroa (CCC) juntou-se à Worten para promover, pela sexta vez consecutiva, a campanha “Código Dávinte”. O objetivo é atribuir bolsas de estudo a raparigas que se encontram em risco de não poderem prosseguir os estudos. Estas bolsas traduzem-se num valor monetário mensal (250 euros) e em acompanhamento biopsicossocial e asseguram a continuidade das raparigas no sistema de ensino secundário ou universitário.

Para contribuir, dirija-se a uma loja Worten ou visite a loja online e passe o código solidário, que pode ser de 0,20 euros, 1, 2, 3 ou 5 euros. Ao total angariado durante a ação será acrescentado 20% do valor.

7. Compra de sabonetes

O projeto “Sabão com Arte”, promovido pelo Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC), de Coimbra, tem como principal criar postos de trabalho para jovens adultos provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos.

Ao comprar um produto destes, além de ajudar a capacitar de jovens provenientes de contextos vulneráveis, está a promover um negócio social de fabrico e comercialização de um sabão artesanal, inspirado na história e cultura da cidade de Coimbra. Estes sabonetes podem ser adquiridos na loja, que fica na Rua Couraça dos Apostos, nº 3.

8. Feira de artigos artesanais feitos por moçambicanos e timorenses

A G.A.S Porto, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (O.N.G.D.) vocacionada para a ajuda e desenvolvimento humano, vai promover uma feira no Porto, na qual estarão à venda artigos artesanais feitos por artesãos de Moçambique e Timor Leste.

O certame acontece no dia 14 de dezembro, entre as 12 e as 17 horas, e será realizada no átrio da Junta de Freguesia do Bonfim.

Ler mais

Saiba mais sobre

Economia social , Solidariedade

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.