Projetos sociais: GEOfundos ajuda a captar 3,6 milhões de euros

Tem boas ideias para um projeto social, mas não sabe aonde ir, nem como obter financiamento? A GEOfundos pode ajudá-lo.
Artigo atualizado a 25-10-2017

Geofundos: paragem obrigatória na procura de financiamento

A GEOfundos nasceu de uma aliança estratégica constituída por nove entidades e organizações da Economia Social: Associação Mutualista Montepio, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação PT, CASES, Stone Soup Consulting, Call to Action, IES-SBS e TESE.

O seu objetivo?

Mais do que resolver um problema de acesso à informação, a GEOfundos tem como objetivo concentrar oportunidades para financiar projetos sociais, permitindo libertar as entidades e os empreendedores do tempo dedicado à captação de financiamento, ficando, assim, com mais tempo disponível para cumprir a sua missão.

Esta ferramenta de agregação de oportunidades para financiar projetos sociais constitui uma verdadeira mais-valia para um projeto social, sendo crucial num setor com graves problemas de sustentabilidade financeira.

Em 2013, as necessidades de financiamento rondaram cerca de 412 milhões de euros. E estima-se que existam 1, 25 milhões euros de oferta de financiamento disponível, ao qual estas entidades e estes empreendedores não conseguem aceder, por diversas causas, nomeadamente:

  • Falta de informação sobre as oportunidades de financiamento disponíveis e/ou dispersão da mesma;
  • Falta de estratégias de sustentabilidade de médio e longo prazo por parte das entidades e dos empreendedores sociais;
  • Fraca qualidade das candidaturas pela necessidade de melhoria, qualidade e sustentação dos projetos apresentados.

A GEOfundos surge como uma solução para minimizar estas dificuldades, ao permitir:

  • Aumentar o conhecimento sobre as oportunidades de financiamento existentes;
  • Aceder através de uma plataforma única em Portugal a todas as oportunidades de financiamento nacionais e internacionais, públicas e privadas;
  • Aceder a essa informação customizada ao seu perfil (se subscritor da plataforma);
  • Reforçar competência na elaboração dos projetos e das candidaturas que submetem, tornando-as assim mais bem-sucedidas no acesso a esse financiamento.

Quais os resultados alcançados?

Em pouco mais de um ano de atividade, a GEOfundos obteve os seguintes resultados:

  • Pelo menos 3,6 milhões de euros captados por subscritores;
  • 76% subscritores encontraram as suas oportunidades de financiamento;
  • 63% subscritores realizaram candidaturas sugeridas pela GEOfundos;
  • 26% dessas candidaturas foram aprovadas.

Estes resultados resultaram de:

  • Mais de 500 oportunidades de financiamento divulgadas;
  • Cerca de 100 oportunidades de financiamento abertas diariamente;
  • Acima de 200 financiadores mapeados, 67% dos quais internacionais;
  • Cerca de 80 subscritores;
  • 3 554 emails-alerta enviados aos subscritores com oportunidades de financiamento customizadas.

Que serviços estão disponíveis?

A GEOfundos disponibiliza três tipos de serviços:

  • Base de dados de oportunidades de financiamento: Nesta secção pode pesquisar, utilizando três filtros: “Setores de atuação”, “Origem de financiamento” e “Palavras-chave”. Os utilizadores subscritos têm ainda à sua disposição os filtros “Destinatários da atuação”, “Local de implementação e “Código de Oportunidade” e o botão que selecciona as oportunidades para parceria.
  • Centro de Especialistas: Aqui, encontra diferentes entidades que prestam serviços de capacitação, consultoria e formação. Além disso, podem ajudá-lo na preparação da sua candidatura. A pesquisa é efetuada através dos filtros “Tipologia de serviço”, “Áreas temáticas” e “Local de implementação”.
  • Espaço de Aprendizagem: Nesta área, encontra conteúdos divididos em quaro grandes temas: “Glossário para o financiamento social”, “Financiamento das iniciativas sociais em Portugal”, “Aptidão das Organizações para o financiamento” e “Preparação de candidaturas”. Todos os conteúdos podem ser encontrados através de três filtros: “Tema”, “Subtema” e “Formato de conteúdos”.

Como usufruir de todas as vantagens?

Para ter acesso a todas as vantagens disponíveis na plataforma, deve efetuar uma subscrição, o que implica o pagamento de uma mensalidade.

Como subscrever?

Para subscrever a GEOfundos deve seguir três passos:

1. Registo: Na página inicial da GEOfundos, carregue no botão “Subscrição” e preencha o formulário disponibilizado no separador “Registo”. Para terminar, clique em “Submeter”. A seguir, receberá um e-mail com a password, para continuar o processo.

2. Subscrição: A subscrição implica o pagamento de uma mensalidade por débito direto. Para ativar este débito, volte à página inicial, selecione o botão “Entrar” e coloque os dados de acesso. Depois vá a “Alterar dados” e escolha o separador “Subscrição”. Ao selecionar o botão “Efetuar pagamento”, abre um formulário, que deve preencher com os dados da sua conta bancária.

3. Perfil: Para ativar os alertas e o serviço customizado, tem de preencher o formulário disponibilizado no separador “Perfil”, com dados mais específicos da sua entidade ou iniciativa. O processo fica concluído depois de clicar no botão “Finalizar”.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais