Mês do Voluntariado Corporativo Montepio está de regresso. Conheça as novidades.

Ao longo do mês de maio, cerca de 50 colaboradores do Grupo Montepio vão desenvolver ações de voluntariado de norte a sul do país.
Artigo atualizado a 15-05-2022

Três anos após a última edição, que decorreu em 2019, o Mês do Voluntariado Corporativo Montepio está de volta com cinco grandes ações solidárias realizadas de norte a sul do país: São Mamede de Infesta, Póvoa do Varzim, Viseu, Lisboa e Setúbal.

A 8.ª edição do evento vai reunir mais de 50 colaboradores Montepio, entre os quais membros do conselho de administração, e arranca já no dia 14 de maio, em São Mamede de Infesta, com a construção de uma horta pedagógica e ecológica em parceria com a Associação Rumo à Vida.

“Acreditamos que será um ano de transição para uma edição mais robusta em 2023”, explica Maria Angélica Aires, da Fundação Montepio. “Foi feito um grande esforço para colocar este Mês do Voluntariado Corporativo Montepio no terreno.”

Cinco locais, três datas

Ao todo, serão três as datas nas quais colaboradores do Grupo Montepio irão participar em ações de voluntariado: nos dias 14, 20 e 27 de maio. E haverá atividades para todos os gostos. Após a limpeza manual do terreno, onde nascerá uma horta pedagógica em São Mamede de Infesta, segue-se a confeção de refeições para as pessoas em situação de sem-abrigo, no dia 20 de maio, para os utentes do Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (C.A.S.A), em Setúbal.

“Nesta edição, vamos aplicar alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cada parceiro onde desenvolveremos ações de voluntariado”, refere Maria Angélica Aires. “Em cada uma das cinco instituições teremos projetos que vão promover a inclusão, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a preparação para uma saúde de qualidade.”

Espírito solidário a triplicar

No dia 27 de maio realizam-se outras três ações de voluntariado corporativo. No Bairro Padre Cruz, em Lisboa, os voluntários do Grupo Montepio irão construir uma sala de atividades na associação Crescer a Cores e requalificar o pátio exterior das traseiras do Espaço Comunitário Rio Tejo. Os trabalhos, que decorrerão durante todo o dia, vão beneficiar todos os moradores do bairro.

Mais a norte, em Viseu, os colaboradores-voluntários do Grupo Montepio vão requalificar a fachada da sede das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, que passará a ter um mural alusivo ao Dia da Criança. A intervenção durará todo o dia.

Ainda mais a norte, na Póvoa do Varzim, os colaboradores do Grupo Montepio, juntamente com os técnicos e utentes do MAPADI (Movimento de Apoio de pais ao Diminuído Intelectual), vão arranjar e limpar os exteriores das 12 casas que servem de apoio aos serviços da associação.

Em conjunto com a equipa técnica da instituição, o grupo de voluntários Montepio ajudará ainda na elaboração de um manual de literacia financeira para pessoas com deficiência, uma ação que se prolongará ao longo do ano, com reuniões periódicas entre ambas as partes.

“É difícil escolher uma ação, visto que são todas importantes para as respetivas instituições e, sobretudo, serão desenvolvidas pelos colaboradores do Grupo Montepio. Mas gostaria de destacar, pela ligação à nossa matriz financeira e solidária, a elaboração deste manual de literacia financeira para pessoas com deficiência”, sublinha a técnica da Fundação Montepio.

Uma edição que relança o projeto

Apesar do hiato temporal, o Mês do Voluntariado Corporativo Montepio está de boa saúde. Entre 2020 e 2022, a área de voluntariado corporativo do Grupo Montepio manteve-se ocupada com algumas situações esporádicas, como a entrega de computadores junto de um conjunto de entidades do setor social, para acompanhamento dos mais jovens no ensino à distância. “Voltamos agora ao convívio com os voluntários, através de um modelo mais contido, tendo em consideração que a pandemia ainda não terminou”, alerta Maria Angélica Aires.

O objetivo, esse, não mudou. “Vamos devolver à sociedade, de modo literal, tudo aquilo que aquele nos dá”, resume Maria Angélica Aires. Esta será, ainda assim, uma edição experimental, que relançará as atividades coletivas de voluntariado. “É um modelo que proporcionará uma maior proximidade entre os voluntários do Montepio e os beneficiários das localidades abrangidas pela estratégia de voluntariado com foco territorial, aliadas ao voluntariado de competências. Queremos estimular as duas linhas de atuação, e este modelo é o que nos dá mais liberdade para alcançarmos os nossos objetivos”, conclui a responsável.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais