Manuais escolares gratuitos: regras e datas para o ano letivo 2021-2022

Fique a saber, neste artigo, o que fazer para receber manuais escolares gratuitos e quando pode começar a pedi-los nas livrarias ou na escola.
Artigo atualizado a 11-10-2021
Manuais escolares gratuitos

No ano letivo de 2021-2022, todos os alunos do ensino obrigatório (do 1.º ano ao 12.º ano) de escolas públicas e privadas com contratos de associação vão voltar a receber manuais escolares gratuitos. De fora do programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares continuam os alunos de escolas privadas sem contrato de associação.

O que fazer para receber manuais escolares gratuitos?

A atribuição gratuita de manuais escolares é efetuada pela plataforma MEGA, através de um sistema de vouchers (vales). Cada voucher inclui um código único e tem indicado o manual correspondente.

Para aceder aos vouchers, o encarregado de educação deve registar-se na plataforma MEGA. Pode fazê-lo por duas vias: na app móvel Edu Rede Escolar ou em www.manuaisescolares.pt. Veja neste vídeo como fazer o registo na plataforma MEGA. O registo é gratuito.

Após o registo na plataforma MEGA, são emitidos vouchers associados ao Número de Identificação Fiscal (NIF) do encarregado de educação do aluno. Se forem atribuídos vouchers para levantamento de manuais escolares gratuitos novos, devem ser apresentados numa das livrarias aderentes. Se forem atribuídos vouchers para levantamento de manuais escolares gratuitos usados, têm de ser entregues na escola.

Quando é que são emitidos os vouchers?

Os vouchers para o levantamento dos manuais escolares gratuitos do ano letivo 2021-2022 começaram a ser emitidos no dia 9 de agosto, ficando disponíveis na área pessoal de cada encarregado de educação, na plataforma MEGA.

Os vouchers incluem os cadernos de atividades e de fichas?

Não. Apenas são emitidos vouchers para os manuais escolares. Os cadernos de atividades e de fichas, bem como os restantes componentes dos chamados packs pedagógicos, têm de ser adquiridos pelas famílias.

Os manuais escolares gratuitos têm de ser devolvidos à escola?

Sim. Os manuais escolares distribuídos gratuitamente devem ser devolvidos à escola pelo encarregado de educação, em bom estado, para voltarem a ser reutilizados no ano letivo seguinte.

Se o encarregado de educação devolver os manuais escolares em mau estado, que não seja decorrente da utilização normal, fica obrigado a pagá-los ou, se o não fizer, perde direito a eles no ano letivo seguinte. Note-se que cada manual é considerado individualmente, ou seja, se não for entregue em bom estado o manual de apenas uma disciplina, só se perde o direito a receber o manual dessa disciplina no ano letivo seguinte.

Também existe a possibilidade de pagar o valor integral dos manuais escolares entregues em mau estado, ficando assim com direito a recebê-los no próximo ano letivo.

Quando devem ser devolvidos?

Os manuais escolares distribuídos gratuitamente devem ser devolvidos no final do ano letivo ou no final do ciclo de estudos, quando se trate de disciplinas sujeitas a exame. Neste último caso, os manuais têm de ser entregues três dias após a realização do respetivo exame.

Em caso de retenção (chumbo), o aluno pode conservar na sua posse os manuais relativos ao ciclo ou às disciplinas em causa até à sua conclusão.

Há alguma exceção?

Sim. Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico não têm de devolver os manuais escolares gratuitos. Neste nível de ensino, são distribuídos manuais escolares gratuitos novos.

Quem verifica o estado dos manuais devolvidos?

Cabe às escolas avaliar o estado de conservação e fazer a triagem dos manuais escolares gratuitos devolvidos.

Ler mais

Mais sobre

Educação

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

  • Rastreios Montepio Saúde

    Proteja a sua saúde, proteja o seu coração.

Cuide da saúde do seu Coração

A doença cardiovascular é a primeira causa de morte em Portugal e no mundo ocidental. Consciente desta realidade, a Associação Montepio juntou-se aos parceiros Laboratório Germano de Sousa e AdvanceCare para promover uma campanha de prevenção de doença coronária com três principais ações:

Rastreio de glicemia e colesterol (gratuito)

Esta ação de rastreio está disponível para todos os associados com Cartão Montepio Saúde no estado ativo e realiza-se de 29 de setembro (Dia Mundial do Coração) a 31 de outubro. 

Os associados Montepio interessados em realizar o rastreio gratuito de glicemia e colesterol deverão dirigir-se ao posto aderente mais próximo e apresentar o seu Cartão Montepio Saúde. Conheça os postos Germano de Sousa aderentes em Portugal Continental e nos Açores. Na Madeira, as análises serão feitas pelos laboratórios Teixeira e Góis.

Consulta de Genética Médica (gratuita)

Exclusiva para associados com cartão Montepio Saúde ativo e historial familiar de cardiomiopatias. As consultas serão realizadas pela Germano de Sousa, mediante agendamento. 

Os associados Montepio interessados no agendamento da consulta de Genética Médica* poderão fazê-lo de 29 de setembro a 31 de outubro através do telefone 210 416 538 ou do e-mail genetica@germanodesousa.com

*Eventuais análises ou exames de genética prescritos na sequência da consulta serão suportados pelos associados.

Videoconsulta de Medicina Geral e Familiar (15€)

Até 30 de novembro beneficie do preço exclusivo de 15€ numa videoconsulta para associados com Cartão Montepio Saúde que pretendam esclarecimentos e orientações clínicas face aos resultados obtidos no rastreio à glicemia e colesterol.

A videoconsulta de Medicina Geral e Familiar está disponível por este valor de 1 de outubro a 30 de novembro para todos os associados com Cartão Montepio Saúde ativo, incluindo os que não tenham realizado o rastreio da glicemia e colesterol.

O serviço inclui:

Triagem clínica telefónica
Videoconsulta realizada por médicos experientes
Envio da prescrição médica de medicamentos por e-mail ou sms

Como utilizar:

1. Ligue para a linha de apoio 707 10 21 21. Prima 1 e, em seguida, escolha a opção 3.
2. Faça a marcação para a data e hora que preferir.
3. Após a marcação ser-lhe-á enviado um email com o link de acesso para a realização da sua consulta online e, na data e hora agendada, inicie a sua consulta acedendo ao link enviado.

Parceiros

AdvanceCare | Germano de Sousa | Teixeira e Góis

Saúde

O Plano Montepio Saúde é gratuito e acolhe todos os associados.
Conheça a nossa oferta de saúde.

Aceda a um mundo de vantagens e benefícios

Torne-se Associado