Poupança Prazo 5.1
O que pensa fazer
daqui a cinco anos
- Poupança a 5 anos e 1 dia, com TANB média de 1,250%
- Subscrição através de Referência Multibanco
- Possibilidade de começar a poupar a partir de 150€
No ano letivo de 2022-2023, todos os alunos do ensino obrigatório (do 1.º ano ao 12.º ano) de escolas públicas e privadas com contratos de associação vão voltar a receber manuais escolares gratuitos. De fora do programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares continuam os alunos de escolas privadas sem contrato de associação.
A atribuição gratuita de manuais escolares é efetuada pela plataforma MEGA, através de um sistema de vouchers (vales). Cada voucher inclui um código único e tem indicado o manual correspondente.
Para aceder aos vouchers, o encarregado de educação deve registar-se na plataforma MEGA. Pode fazê-lo por duas vias: na app móvel Edu Rede Escolar ou em www.manuaisescolares.pt. Veja neste vídeo como fazer o registo na plataforma MEGA. O registo é gratuito.
Após o registo na plataforma MEGA, são emitidos vouchers associados ao Número de Identificação Fiscal (NIF) do encarregado de educação do aluno. Se forem atribuídos vouchers para levantamento de manuais escolares gratuitos novos, devem ser apresentados numa das livrarias aderentes. Se forem atribuídos vouchers para levantamento de manuais escolares gratuitos usados, têm de ser entregues na escola.
Os vouchers para o levantamento dos manuais escolares gratuitos do ano letivo 2022-2023 começam a ser emitidos a partir de 2 de agosto (1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 8.º e 11.º anos) e 9 de agosto (5.º, 6.º, 7.º, 9.º, 10.º e 12.º anos). Estes livros ficam disponíveis na área pessoal de cada encarregado de educação, na plataforma MEGA.
Não. Apenas são emitidos vouchers para os manuais escolares. Os cadernos de atividades e de fichas, bem como os restantes componentes dos chamados packs pedagógicos, têm de ser adquiridos pelas famílias.
Os associados Montepio usufruem de um desconto de 5% na aquisição de livros escolares, incluindo cadernos de atividade, na LeYa, até 31 de agosto de 2022. É aplicado ainda um desconto de 20% na aquisição de livros de apoio escolar (por exemplo dicionários, gramáticas, livros de revisões e preparação para os testes ou exames). Os livros e eBooks de Edições Gerais LeYa têm um desconto de 10%.
Os portes são grátis em compras de valor superior a 50 euros (em todo o país), com possibilidade de definir o período de férias.
Sim. Os manuais escolares distribuídos gratuitamente devem ser devolvidos à escola pelo encarregado de educação, em bom estado, para voltarem a ser reutilizados no ano letivo seguinte.
Se o encarregado de educação devolver os manuais escolares em mau estado, que não seja decorrente da utilização normal, fica obrigado a pagá-los ou, se o não fizer, perde direito a eles no ano letivo seguinte. Note-se que cada manual é considerado individualmente, ou seja, se não for entregue em bom estado o manual de apenas uma disciplina, só se perde o direito a receber o manual dessa disciplina no ano letivo seguinte.
Também existe a possibilidade de pagar o valor integral dos manuais escolares entregues em mau estado, ficando assim com direito a recebê-los no próximo ano letivo.
Os manuais escolares distribuídos gratuitamente devem ser devolvidos no final do ano letivo ou no final do ciclo de estudos, quando se trate de disciplinas sujeitas a exame. Neste último caso, os manuais têm de ser entregues três dias após a realização do respetivo exame.
Em caso de retenção (chumbo), o aluno pode conservar na sua posse os manuais relativos ao ciclo ou às disciplinas em causa até à sua conclusão.
Sim. Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico não têm de devolver os manuais escolares gratuitos. Neste nível de ensino, são distribuídos manuais escolares gratuitos novos.
Cabe às escolas avaliar o estado de conservação e fazer a triagem dos manuais escolares gratuitos devolvidos.
Este artigo foi útil?
Esta poupança cresce com os mais novos. Seja para preparar a etapa da universidade, investir em formação, na primeira casa ou no primeiro automóvel, a modalidade mutualista Poupança Complementar Jovem é uma solução que permite constituir uma poupança para as suas crianças com um esforço mensal reduzido e com total flexibilidade.
Idade de subscrição: Até aos 17 anos (inclusive) Prazo: Sem prazo. Eventuais penalizações no rendimento acumulado de entregas reembolsadas com cinco ou menos anos de antiguidade Valorização anual: Rendimento mínimo acrescido do eventual rendimento complementar aprovado em Assembleia Geral de associados
Para subscrever esta modalidade basta:
Entregas programadas/periódicas:
Podem ser efetuados reembolsos em qualquer altura. No momento do reembolso o Associado tem direito ao capital acumulado (capital entregue e respetivo rendimento, deduzido de eventuais reembolsos e penalizações).
As suas contribuições estão em boas mãos com a Associação Mutualista Montepio. Todos os capitais, pensões ou rendas a pagar pela Associação estão garantidos pelo seu ativo. Com 180 anos de experiência na gestão das poupanças, bem como de coberturas por morte, invalidez e longevidade dos portugueses, mais de meio milhão de associados Montepio fazem desta Associação uma referência no setor mutualista e da economia social.
A Associação Mutualista Montepio adverte que esta modalidade mutualista não é um depósito bancário, não se encontrando abrangida pelo Fundo de Garantia de Depósitos, nem um seguro ou fundo de investimento ou PPR.
Download PDF
>Estatutos da Associação Mutualista - 244 KB
>Regulamento de Benefícios - Índice - 115 KB
>Regulamento de Benefícios - Disposições Gerais - 235 KB
>Regulamento de Benefícios - Disposições Gerais Anexo I - 239 KB
>Regulamento de Benefícios - Disposições Gerais Anexo II - 224 KB
>Ficha Técnica - 477 KB
>Regulamento Modalidade - 206 KB
>Glossário - 183 KB
>Declaração Multiusos de Consentimento para a Recolha e Arquivo de Dados Pessoais (Modelo G) - 139 KB
O que pensa fazer
daqui a cinco anos