Setembro 27, 2022

11.ª edição | Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro

A 11.ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro realiza-se a 3 de outubro, pelas 14h30, no Auditório António da Costa Leal, na Rua Áurea 219, em Lisboa e conta com a presença do presidente Virgílio Boavista Lima

Ler mais

No próximo dia 3 de outubro, pelas 14h30, realiza-se a cerimónia comemorativa dos 11 anos do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, iniciativa anual e pioneira em Portugal, promovida pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), em parceria com a Fundação Montepio e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, dedicada às pessoas idosas ativas com 80 ou mais anos.

Este prémio simboliza a luta pela dignificação do Envelhecimento Ativo Saudável (conceito da Organização Mundial da Saúde), da longevidade e tudo o que de positivo e de valor neles se encerra, e tem o duplo propósito de homenagear Maria Raquel Ribeiro, figura ímpar da Segurança Social, precursora de muitas das estratégias de intervenção ora consolidadas e que introduziu o tema do Envelhecimento em Portugal. Além de enaltecer exemplos de vida de pessoas longevas que continuam ativas e participativas, pretende também influenciar, de modo construtivo, a sociedade portuguesa, num contributo para contrariar a discriminação pela idade.

O evento presencial decorrerá no Auditório António da Costa Leal, situado no edifício-sede do Montepio – Associação Mutualista, situado na Rua Áurea, n.º 219, e terá transmissão online em direto no site da APP em www.app.com.pt.
Na presença de Virgílio Boavista Lima, na qualidade de presidente da Fundação Montepio, neste evento serão homenageadas personalidades de referência em áreas como Intervenção Social, Arte e Espetáculo, Ciência e Investigação, Política e Cidadania, Ética e Saúde ou Família e Comunidade.

Para informações adicionais, queira contactar a APP através do e-mail appsicogerontologia1@gmail.com.

Sabia que…
O Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro foi instituído, a 1 de outubro de 2012, Dia Internacional das Pessoas Idosas, pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia, com colaboração e apoio da Fundação Montepio e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa? Este prémio tem por objetivo informar sobre o real contributo que pessoas com idade igual ou superior a 80 anos – com uma atividade profissional ou cívica relevante – oferecem à sociedade portuguesa, dando-lhes voz ativa e visibilidade.