Março 9, 2023

12.ª Edição Prémio Voluntariado Jovem Montepio

Dando continuidade à realização da 12.ª Edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, relativo a 2022, a Fundação Montepio, enquanto entidade promotora recebeu, entre os dias 11 de outubro e 21 de novembro de 2022, por correio eletrónico, 10 candidaturas de 10 entidades distintas
Ler mais

Este ano, o Prémio Voluntariado Jovem Montepio implicou a constituição de 3 escalões etários, permitindo as candidaturas de jovens entre os 11 e os 25 anos, a saber:

1.º Escalão: dos 11 aos 14 anos;

2.º Escalão: dos 15 aos 18 anos;

3.º Escalão: dos 19 aos 25 anos.

 

EntidadesCandidaturasEscalões etários
Semear FuturoSemear Futuro

3º Escalão

Associação Juvenil Akredita em TiArt’s Akredita

3º Escalão

Associação Cultural Novas Ideias

Porta 3 Estúdio

3º Escalão

YouthDream

Livro: “Nahir e os ODS”

3º Escalão

Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA)Sesimbra Natural: A beleza da Lagoa Pequena e dos Parques Urbanos

3º Escalão

Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP)

Medicina vai a …

3º Escalão

Associação de Voluntariado Universitário

VO.U pela Natureza

3º Escalão

Intensify World – Associação Tecnológica e Recreativa

Sistema tecnológico, ecológico e solidário – TES

3º Escalão

Preferências Infinitas – Associação

Programa Sonhadores Praticantes – mentoria & desenvolvimento

3º Escalão

Colégio Marista de Carcavelos
Mãos que Alimentam

2º Escalão

 

As propostas foram submetidas a avaliação de um Júri convidado pela Fundação Montepio, em representação das seguintes entidades:

Montepio Associação Mutualista (Presidente do Júri), Fundação Montepio, Centro Português de Fundações, Confederação Portuguesa de Voluntariado, Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão e GRACE.

A avaliação decorreu de 19 de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023, tendo sido apurados os seguintes projetos e organizações:

 

1.º Escalão

Não foram apresentadas candidaturas.

 

2.º Escalão

Entidade Vencedora: Colégio Maristas de Carcavelos

Área geográfica de implementação: Concelho de Cascais 

A relevância deste projeto tem como fundamento a necessidade de angariação de refeições completas por parte das instituições parceiras da comunidade que realizam apoio diário a pessoas em situações de fragilidade social e sem abrigo.

Dada a dificuldade de angariação de refeições, o projeto apresenta uma dinâmica que visa estabelecer a ponte entre famílias da comunidade educativa e entidades parceiras, de modo que as famílias preparem refeições completas que depois serão entregues às instituições parceiras para distribuição nas áreas do concelho de Cascais.

A distribuição das refeições será dinamizada e apoiada pelos alunos e seus familiares que terão oportunidade de integrar a equipa de voluntários das instituições parceiras.

Este projeto tem como objetivos gerais:

  • Envolver a comunidade educativa na resposta social das instituições do concelho, face ao problema da pobreza e da fome;
  • Mobilizar a comunidade educativa na preparação de refeições;
  • Responsabilizar a comunidade educativa na resposta social promovida no concelho de Cascais pelas instituições parceiras;
  • Mobilizar a comunidade educativa e os alunos para a prática do voluntariado, quer na componente logística do projeto, quer na posterior distribuição das refeições às pessoas em situação de fragilidade social e em situação de sem abrigo. 

 

O projeto apresenta uma sustentabilidade de manutenção viável para a angariação mensal de refeições, permitindo que às entidades parceiras dar resposta a um maior número de pessoas em situação de fragilidade social. Tem por objetivo a angariação de 150 refeições completas por semana.

 

3.º Escalão

Entidade Vencedora: YOUTHDREAM, Associação

Área geográfica de implementação: nacional

Desenvolvimento de um livro didático para crianças na faixa etária dos 6 aos 12 anos que aborde, de modo prático e simples, a Agenda 2030 dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Acompanhado de jogos e atividades lúdicas nas últimas páginas, o livro será um meio inovador para despertar interesse junto dos mais jovens permitindo que trabalhem, desde cedo, o conceito de sustentabilidade de modo ativo e dinâmico. 

Este projeto tem como objetivos gerais:

  • Impactar as crianças para o futuro de uma sociedade digna, justa, inclusiva e com oportunidades igualitárias;
  • Incutir, desde cedo, nas crianças o conceito de desenvolvimento sustentável;
  • Alertar os mais jovens para a importância da preservação do meio ambiente, em equilíbrio com a progressão e crescimento económico; 
  • Despertar o interesse e conhecimento das crianças pela implementação da agenda 2030. 

 

Sustentabilidade do projeto:

O livro “Nahir e os ODS” é um projeto de elevada responsabilidade social, ambiental e económica, o que fica desde logo patente na importância e destaque que o livro dá a Agenda 2030. Com uma forte componente educacional, a preocupação com a sustentabilidade estende-se além dos acontecimentos da história narrada e encontra-se também na produção de um livro com papel e tinta com certificado ambiental. Assim, munido desta mensagem validada pelo apoio das Nações Unidas, o livro tem cativado o interesse de várias instituições publicas e privadas, o que por si só tem sido uma garantia de segurança e estabilidade, havendo um constante interesse por parte dos nossos parceiros no financiamento e desenvolvimento do projeto. O projeto torna-se também exequível e aplicável por conta da rede nacional de trabalho que tem vindo a ser construída, com parceiros experientes na área que serão fulcrais na expansão geográfica da implantação do livro. 

A sua sustentabilidade fica, também, assegurada na possibilidade de comercialização do livro, bem como dos produtos derivados e dos serviços realizados nas escolas. Através da aplicação de preços que representem um investimento interessante e necessário para as escolas, colégios e demais instituições de ensino, a cobrança do produto e serviços representa um método de atingir um equilíbrio que permita não só manter o projeto como procurar o seu desenvolvimento, bem como garantir às referidas instituições um mecanismo a custo reduzido, relevante e inovador para melhorar a educação em Portugal.