Outubro 2, 2025
14.ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro distingue personalidades inspiradoras
Criado em 2012 pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), o Prémio Envelhecimento Ativo é pioneiro e único em Portugal e pretende valorizar e reconhecer o contributo de cidadãos com 80 ou mais anos que, pela sua dedicação profissional ou cívica, continuam a desempenhar um papel ativo, construtivo e inspirador na sociedade. Ao longo das suas 14 edições, o galardão tem distinguido homens e mulheres que, através do exemplo, demonstram que o envelhecimento pode ser vivido com energia, participação e impacto social.
A iniciativa conta com a colaboração e apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Fundação Montepio, parceiros de longa data da APP nesta missão de promover o envelhecimento ativo e o reconhecimento público de quem faz a diferença.
Na edição de 2025, a APP sublinha que as personalidades distinguidas são “referências maiores da nossa sociedade, a quem agradecemos terem aceitado receber este prémio”, reforçando o valor do testemunho intergeracional e da capacidade de manter uma vida plena e socialmente relevante após os 80 anos.
O evento contará também com transmissão em direto através do Facebook da Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP) e no site www.app.com.pt.